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CIDADE. Pimenta protocola o projeto para batizar a Travessia Urbana: nome será José Mariano da Rocha

José Mariano da Rocha Filho é o reitor-fundador da UFSM) e figura central no desenvolvimento do município: o nome da Travessia

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação), da Equipe do Site

Travessia Urbana José Mariano da Rocha Filho. Este é o nome que o deputado federal Paulo Pimenta (PT) irá sugerir para a principal obra rodoviária de Santa Maria. A homenagem ao reitor-fundador da UFSM será oficializada via projeto de lei que será protocolado na Câmara dos Deputados.

O petista também é o autor de projetos que homenageiam outros ilustres santa-marienses com seus nomes em obras de arte da Travessia Urbana: Cirilo Costa Beber, Maria Zaira de Grandi, José Moacyr Teixeira, Carlos Renan Kurtz e Humberto Gabbi Zanatta.

“Todas as pessoas que dão nome às obras de arte têm importante contribuição para Santa Maria. Mas o Mariano da Rocha Filho, a história registra, que foi o esforço dele que levou à criação da UFSM e é a nossa instituição mais importante. Então, a ele e aos demais, entendo que seja uma justa homenagem pelo que fizeram por Santa Maria”, afirma Pimenta.

A Travessia Urbana consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. Entre duplicação, ruas laterais e ramais de acessos são 43 quilômetros de vias pavimentadas e 16 obras de artes especiais, o que inclui pontes, viadutos, passagens inferiores e passarelas.

A obra teve início em dezembro de 2014 e a conclusão está prevista para junho de 2021. O investimento total supera R$ 300 milhões.

Confira os homenageados, no projeto de Pimenta:

José Mariano da Rocha Filho, reitor-fundador de Santa Maria – Travessia Urbana;

Renan Kurtz, ex-deputado estadual e federal – Viaduto do Castelinho (entroncamento da Avenida Diácono João Luiz Pozzobon e Avenida Prefeito Evandro Behr com a Rodovia BR-158);

Maria Zaira de Grandi, antiga proprietária do Jornal A Razão – Viaduto do entroncamento entre a Avenida Walter Jobim e as BRs-158 e 287;

Gilberto Benetti, primeiro reitor eleito da UFSM – Trecho da BR-287, entre o entroncamento com a RS-287 e entroncamento BR-158, Faixa Nova de Camobi (próximo à Rodoviária);

Cirilo Costa Beber, empresário e ex-presidente da Cacism – Viaduto localizado na BR 287, no acesso ao Distrito Industrial;

José Moacyr Teixeira, fundador da Planalto Transportes – Viaduto do entroncamento da Rua Duque de Caxias com a BR-158;

Humberto Gabbi Zanatta, escritor, poeta, advogado, professor e ex-vereador -Viaduto da Uglione, no entroncamento das BRs-158, 287 e 392.

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7 Comentários

  1. Tenho uma sugestão bem apropriada para compor essa nominata HELENA FERRARI TEIXEIRA,, e penso que as edis dessa legislatura podem e DEVEM LUTAR POR ESSE NOME.

  2. Homenagem mais justa ao Dr. Mariano seria como Patrono da Universidade Federal que planejou e fez construir. O que o nobre parlamentar fez todos estes anos em Brasília que não trabalhou para saber a quem compete indicar e aprovar.

  3. Homenagear ao Prof Marioano da Rocha , tudo bem, merece . Mas a rodovia como um todo. Não que os outros não mereçam. Mas dar nomes a cada viaduto ou fatiar a rodovia em vários nomes. ? Parece politicagem barata. Achem outras vias importantes para homenagear os outros.

  4. Pimenta acertou. Em parte. Fora o Dr. Mariano não vejo contribuição dos demais. Ressalva para Zanatta com contribuição na cultura e Costa Beber (que poderia ter ido para casa curtir aposentadoria e não o fez). Demais tiveram carreira aqui (politico, professor, dona de jornal) destes pouco de palpável ficou para a aldeia. Homenagear quem no lugar? Pois é, problema. Talvez faltem contribuições pessoais concretas para a aldeia, não é de hoje.

  5. Parabéns ao Deputado Pimenta que não politizou e partidarizou as indicações dos homenageados. Que sirva de exemplo. E, por favor, espero que não venham criticá-lo dizendo que isso é politicagem. Vários ditos “representantes” da região, de todos partidos, poderiam ter pensado e lutado pelos recursos para essa obra, mas foi o Pimenta que teve coragem e colocou seu empenho em realizar.

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