DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura assina contrato de Parceria Público-Privada com o BRDE para iluminação

Ato reafirmou o acordo que já havia sido celebrado em setembro de 2022

Ato ocorreu com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, do vice Rodrigo Decimo e do governador Eduardo Leite no Palácio do Piratini, em Porto Alegre. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

Representantes da Prefeitura assinaram, na tarde de segunda-feira (13), o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para a iluminação pública. O ato reafirmou o acordo que já havia sido celebrado em setembro de 2022. Agora, será estruturado o projeto que vai nortear os próximos passos até a concessão. A união do Município com o BRDE vai oportunizar a troca de aproximadamente 27 mil pontos de luz por lâmpadas de led, o suficiente para inovar toda a cidade. Serão 25 mil pontos do perímetro urbano e 2 mil no perímetro rural.

“Onde tem luz, não tem criminalidade. Vamos ter uma grande atenção nessa área, com o apoio da Brigada Militar, para identificar as áreas de maior risco. Depois de tudo pronto, também vamos proteger nossos postes contra o furto dos cabos que, infelizmente, é uma prática muito comum”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, presente no ato ao lado do governador Eduardo Leite.

Neste etapa, o BRDE contratou a empresa mineira Houer para realizar a elaboração do projeto. Espera-se uma economia de cerca de R$ 53 milhões, caso o contrato dure 20 anos, nos cofres públicos. No mesmo período, seriam economizados mais de 118 milhões de KWh e 13, 8 mil toneladas de CO2 reduzidas.

“Teremos um ganho econômico e na qualidade de vida da população que vai viver numa cidade com o ar mais puro e que cuida do meio ambiente”, avalia o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que também participou do ato.

O governador do Estado, Eduardo Leite elogiou a atitude do diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, que tem sido figura importante na aproximação com os municípios do Rio Grande do Sul. Esta é a primeira PPP na qual o banco participa.

Reunião de trabalho
Ainda na tarde de segunda-feira, houve reunião de trabalho, também em Porto Alegre, com a equipe do BRDE e da Houer onde foi apresentado o plano das atividades conseguintes. Uma das questões que ficaram definidas são as visitas à noite em pontos da cidade para avaliar da iluminação atual. Estas pesquisas nas ruas devem começar ainda nesta semana, com prazo de 13 dias corridos.

Na ocasião, também foram apresentadas outras PPPs na iluminação pública realizadas em cidades do país e que são consideradas casos de sucesso.

“Este benefício que será entregue a Santa Maria vai iluminar as vias, parques, praças e espaços públicos. O resultado deste trabalho será uma cidade mais iluminada e mais bonita”, disse Gustavo Palhares, diretor executivo da Houer.

Também participaram da reunião a secretária de Finanças, Michele Antonello; a secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda Ferreira dos Santos; a secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jessica de Senne Schieffelbein; o procurador geral do Município, Guilherme Cortez; a procuradora geral adjunta, Clarissa Duarte Pillar; a superintendente de Administração, Jose Aline Munhoz Walter; o engenheiro eletricista da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Douglas Johann; e o chefe de gabinete do vice-prefeito, Álvaro Lisboa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Schirmer uma vez inaugurou iluminação publica. Que é obrigação, não é favor e nem presente. Foi um pioneiro. Obvio que não poderia faltar a foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo