ECONOMIA. Prefeitura incentiva espaços para que se qualifiquem a receber o selo ‘Local Seguro e Saudável’
Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fortalecer a cadeia produtiva e econômica do Município é um dos grandes desafios da Prefeitura de Santa Maria neste período de pandemia de coronavírus. No entanto, o Poder Executivo trabalha diariamente para fomentar o desenvolvimento econômico. Por meio do Pacote de Apoio ao Setor Produtivo de Santa Maria, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação lançou, no mês de junho, o selo “Local Seguro e Saudável”. Nas últimas semanas, cinco hotéis da cidade cumpriram todas as exigências e já conquistaram a certificação, sendo três da mesma rede.
A Prefeitura reforça a necessidade de maior adesão dos estabelecimentos, mostrando a união do Município, tanto do setor público quanto do privado, em prol do desenvolvimento. Com as certificações, Santa Maria demonstra que seus ambientes estão seguros e cumprindo todas as determinações sanitárias para combater a Covid-19.
IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO
A certificação dos estabelecimentos é fundamental para o desenvolvimento econômico neste momento, pois oferece segurança aos clientes e turistas e garante que aquele espaço cumpre os critérios de higiene e distanciamento. Com isso, aumenta-se a procura pelos serviços e, consequentemente, a sobrevivência dos CNPJs dos empreendimentos e o emprego e a renda dos funcionários.
“Convidamos os empresários dos diversos setores de turismo do Município para que entrem em contato com a Prefeitura e participem da iniciativa. Precisamos, de forma conjunta, fazer a roda da economia, por meio do turismo, girar com ainda mais força”, destacou o gerente de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, André Farias.
Além dos cinco hotéis certificados (Altadomo Hotel, Itaimbé Palace Hotel e os três hotéis da Rede Dom Rafael), seis restaurantes estão em processo para obter o selo.
OBTENHA O SELO
Para obter o selo, o estabelecimento precisa cumprir todas as medidas impostas pelos decretos do Estado e do Município, além de ser exigido o minicurso “Guia de Prevenção da Covid-19”, do Senac-RS. Com a certificação, os espaços garantirão credibilidade junto às pessoas que acessam os estabelecimentos (clique aqui e saiba mais).
A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Hotéis, Restaurantes, Agência de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR), do Senac e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).
TURISMO SEGURO E SAUDÁVEL
O programa Turismo Seguro e Saudável busca promover a circulação regional de turistas de maneira segura e responsável. Diversas medidas de saúde e segurança estão sendo seguidas na cidade, além de higienização regular em espaços públicos e o uso obrigatório de máscaras de proteção. Confira mais abaixo:
HIGIENIZAÇÃO – Santa Maria tem passado por sanitização constante em diversos espaços públicos e em diferentes bairros, assegurando a limpeza dos locais.
NORMAS DE SEGURANÇA – Os estabelecimentos do Município são fiscalizados periodicamente, pois entende-se que cumprir as normas de segurança e higiene são fundamentais para a saúde dos visitantes.
USO DA MÁSCARA – O uso de máscara é obrigatório no Município.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.