Destaque

FACEBOOK. Pandemia tornou Jorge Pozzobom mais popular, mas Cechin tem os seguidores mais engajados

Desde o início do março, quando passou a postar seguidamente sobre a pandemia de covid-19, Jorge Pozzobom disparou no volume de interações no Facebook, em comparação com outros nomes cotados a concorrer ao Executivo. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

Dia 15 de novembro ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais e, até o momento, há uma única certeza: a campanha deste ano vai ser bem diferente de edições anteriores. Com a pandemia de covid-19, é difícil imaginar que pré-candidatos invistam em aglomerações, o que obriga uma presença sólida nas redes sociais. Neste contexto, em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) é líder com folga no Facebook.

O Site utilizou a ferramenta CrowdTangle, que avalia desempenho de postagens em redes sociais, para analisar as interações das fanpages de Pozzobom, Fabiano Pereira (PSB), Jader Maretoli (Republicanos), Luciano Guerra (PT), Marcelo Bisogno (PDT) e Sergio Cechin (PP), no primeiro semestre deste ano. Todos nomes cotados a concorrer ao Executivo. Ficou de fora Evandro de Barros Behr (Cidadania), que não possui uma página, apenas um perfil pessoal.

Até o fim de fevereiro, a fanpage do vereador Luciano Guerra possuía uma taxa de interação semelhante a do prefeito, mas desde o início de março Pozzobom disparou e nunca mais foi alcançando por outro nome desta lista. Neste mesmo período, o tucano passou a priorizar postagens sobre a pandemia.

O pico de interações do prefeito ocorreu em 25 de março, quando o tucano divulgou o vídeo abaixo fazendo um apelo para que os santa-marienses não abandonassem as ações restritivas contra o novo coronavírus. A publicação teve 2,5 mil compartilhamentos, recorde no semestre. Apenas em visualizações, conforme o CrowdTangle, foram mais de 81,3 mil.

As postagens de Pozzobom sobre a covid-19 resultam em taxas de interação acima da média. Um exemplo de alto desempenho ocorreu em 13 de abril, quando o prefeito passou a incentivar o uso da máscara. A postagem tem mais de 3 mil curtidas.

Enquanto as publicações sobre a pandemia tornam Pozzobom ainda mais popular, os demais expoentes à Prefeitura penam para se fazer relevantes na rede social.

Guerra, por exemplo, teve o seu melhor momento em 16 de junho, quando também tratou do coronavírus. A publicação teve 32 compartilhamentos, 71 comentários e pouco mais de 300 curtidas.

Cechin conseguiu seu melhor resultado em 22 de maio. A postagem feita no Dia do Abraço remetia a sua coligação, Abraça Santa Maria, e resultou em 35 compartilhamentos, 98 comentários e mais de 800 curtidas.

Os demais nomes analisados não apresentaram publicações com desempenhos semelhantes a Pozzobom, Guerra e Cechin.

No período analisado pelo Site, Pozzobom registrou 451,7 mil interações contra 83,5 mil de Guerra; 25,4 mil de Cechin; 8 mil de Fabiano, 1,7 mil de Jader; e 1,1 mil de Bisogno.

Fanpage de Pozzobom lidera com folga o total de interações no primeiro semestre. Foto Reprodução

De acordo com o CrowdTangle, Pozzobom perde para os nomes desta lista em dois quesitos. Um deles é a Taxa de interação (por seguidores). O tucano tem 48.215 seguidores e percentual 3,26%, enquanto que o líder no índice, Cechin, tem 4.844 seguidores e uma taxa de 6,91%. O gráfico abaixo indica que o público do progressista, embora menor, é proporcionalmente mais engajado.

Cechin tem uma quantidade pequena de seguidores em relação a Pozzobom, Fabiano, Guerra e Bisogno, mas possui proporcionalmente os mais engajados. Foto Reprodução

Outro quesito que Pozzobom perde é na quantidade de postagens. Ninguém postou mais do que Guerra no primeiro semestre, com 748 publicações. O segundo colocado, Pozzobom, possui 290 posts, enquanto que o terceiro, Cechin, fez apenas 72. O petista faz cerca de 30 publicações por semana, o tucano posta em torno de 12.

Outra curiosidade sobre Pozzobom. A fanpage dele é a única que apresentou crescimento expressivo de seguidores no semestre passado. O pico ocorreu na semana entre os dias 21 e 28 de março, quando saltou de 40.494 para 43.503. Influência direta das postagens sobre a covid-19.

A segunda fanpage com mais seguidores é a de Fabiano, com 22.904; seguido por Bisogno, 12.607; Guerra, 8.382; Cechin, 4.844; e Maretoli, 2.402.

 

Para nerds

Baixe neste link um relatório de inteligência com dados detalhados sobre as postagens das seis fanpagens nos últimos seis meses.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo