Arquivo

Economia. IBGE aponta nova queda do desemprego no Brasil. Construção é o grande destaque

Luiz Inácio Lula da Silva deve estar faceiro. Tem mais um bom índice econômico para comemorar. Aliás, não apenas ele, mas os que estão se beneficiando desse momento diferente do País. Afinal, a cada mês os números melhoram, o que ajuda inclusive a explicar (há quem não queira perceber, mas é do jogo) os níveis da popularidade presidencial.

 

Agora, é um indicador que mostra dois fatos num só. O primeiro é a queda, de novo, do índice de desempregados. A pesquisa é do IBGE e leva em conta o que acontece nas regiões metropolitanas do País, em que, como se sabe, o desemprego é maior do que no restante das comunidades. Em setembro, comparado com o mês anterior, o índice caiu de 9,5% para 9% da população ativa. Se considerado idêntico período do ano passado, a queda é maior: de 10% para 9%.

 

Uma informação igualmente relevante, e essa pode ser percebida facilmente em outras comunas, inclusive em Santa Maria, é que o setor que mais contribuiu para a queda do desemprego (e o conseqüente aumento dos que têm carteira assinada) foi o da Construção Civil.

 

É fácil notar que na boca do monte, que não está entre os locais pesquisados, a construção cresce e bastante. São imóveis empresariais (o Carrefour e o Royal Plazza Shopping são os maiores, mas não os únicos) e residenciais sendo erguidos em boa parte da cidade. Isso significa emprego. Especialmente para profissões de menor qualificação. Exatamente a que vota em Lula. Ou não?

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Desemprego cai e registra a menor taxa do ano, segundo IBGE”, de Eduardo Cucolo, do G1, o portal da Globo.

Leia também, para complementar, a reportagem “Desemprego cai para 9% em setembro, menor taxa do ano”, de Jacqueline Farid, da Agência Estado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo