DestaqueSanta Maria

CONSCIÊNCIA. Depois do Nei Day, na terça-feira, segue programação do “Novembro Negro” da UFSM

25 é o Dia da Consciência Negra. Veja a programação, que só acaba nesta data

Abertura da programação, na sexta-feira, dia 11, teve apresentação de escola de samba (Foto Bernardo Silva/Agência UFSM)

Por Bernardo Silva / Da Agência de Notícias da UFSM

A programação do Mês da Consciência Negra da UFSM foi retomada na terça-feira (15), com o evento Territórios de Nei D’Ogum, o Nei Day, que ocorreu à tarde na Praça dos Bombeiros. A exposição é inspirada em Nei D’Ogum, histórico ativista social e religioso de Santa Maria, e mostrará locais importantes de sua trajetória e abordar a história da população negra e LGBT+ no Rio Grande do Sul. As atividades do Novembro Negro se estendem até o dia 25.

As atividades da programação foram organizadas pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFSM (Neabi), o Coletivo Marias Bonitas Fazendo História, Dandaras – Coletivo de Mulheres Negras, Coletivo de Arte e Cultura Negra Ara Dudu, Movimento Negro Unificado, Coletivo Afronta, além de contar com o apoio da OAB de Santa Maria e Prefeitura.

Victor Lopes, chefe do ODH da UFSM, conta que a programação se divide em eixos políticos e culturais, que irão ocorrer em diferentes pontos de Santa Maria para também atingir a população periférica da cidade. “Queremos mostrar as trajetórias, lutas, conquistas e ambições das vozes negras da Universidade e torná-las cada vez mais presentes, nos tornar protagonistas, vestir nossas melhores cores e botar o nosso bloco na avenida”, destaca. Segundo o chefe do Observatório, esses espaços de reflexão também são importantes para engajar toda a sociedade na luta contra o racismo e a discriminação.

A programação do mês da Consciência Negra prossegue nos próximos dias, com as seguintes atividades:

De 13 a 20 – Semana da Capoeira, com o Mestre Militar;

Dia 20 – Dia da Consciência Negra, no Largo do Planetário, às 15h;

Dia 25 – Justiça e Negritude, no auditório da Subseção de Santa Maria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), das 17h às 19h.

Dentro das atividades do Novembro Negro, ocorre a 15ª Semana da Capoeira de Rua Berimbau:

…Dia 17 – A partir das 20h, oficina de maculelê e jongo no Centro Comunitário Dom Ivo;

Dia 18 – A partir das 20h, oficina de toques de berimbau no Centro Comunitário Dom Ivo;

Dia 19 – Às 11h30, roda pública na Praça Saldanha Marinho; às 15h, exame de graduações de capoeira; às 20h, oficina de entradas e saídas de capoeira no Centro Comunitário Dom Ivo;

Dia 20 – Às 9h, oficina de toques de atabaque; às 10h30, oficina de movimentos; às 16h, batizado e troca de graduações de capoeira, no Centro Comunitário Dom Ivo…”

PARA LER A ÍNTEGRA E MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo