DestaqueSanta Maria

UFSM. Defensoria Pública da União ingressa com ação civil contra o deputado federal Bibo Nunes

Procurador Regional de Direitos Humanos aponta “danos morais coletivos”

Deputado Federal Bibo Nunes, do PL, disse em video que estudantes da UFSM “mereciam ser queimados vivos” (Foto Reprodução)

Da Redação do jornal eletrônico SUL21

A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal contra o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), em razão das declarações feitas pelo mesmo em um vídeo gravado no dia 9 de outubro, onde, entre outras coisas, afirmou que os estudantes das universidades federais de Santa Maria e Pelotas mereceriam “ser queimados vivos”. O motivo da fúria incendiária do parlamentar foi a manifestação dos estudantes dessas universidades em protesto contra bloqueios de recursos orçamentários das instituições públicas de ensino superior.

Na ação, o procurador regional de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, Daniel Mourgues Cogoy, aponta a existência de danos morais coletivos provocados pela fala do parlamentar do PL, pede explicações ao mesmo e que o vídeo em questão seja retirado do ar, nas plataformas digitais onde tiver sido publicado.

As declarações de Bibo Nunes, assinala o procurador, causaram “um dano que não se restringe ao patrimônio individual de cada prejudicado”, atingindo o “âmago da dignidade humana, atentando contra a premissas e objetivos fundantes do Estado Democrático de Direito”.

“O dano constatado transcende o interesse dos indivíduos prejudicados e atinge a sociedade como um todo, uma vez que atinge os próprios fundamentos e objetivos da comunidade política brasileira”, acrescenta.

No vídeo em questão, o deputado gaúcho chama os estudantes de “vergonha, parasitas a escória do mundo”. E cita um trecho do filme Tropa de Elite em que jovens são queimados vivos dentro de pneus por um grupo de traficantes. 

“Queimaram vivos dentro de pneus e é isso que esses estudantes alienados, filhos de papai que tem grana, merecem!”, afirma. Alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estiveram entre a maior quantidade de vítimas no incêndio da boate Kiss, em 2013. Mais de 200 jovens morreram na tragédia.

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos abriu, na semana passada, procedimento a propósito da fala do parlamentar do PL.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo