AssembleiaCultura

CULTURA. Assembleia aprova o projeto que torna o ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’ evento oficial do Estado

Por CLAITON STUMPF (com imagem de Reprodução), da Agência de Notícias do Legislativo

Com 52 votos favoráveis e nenhum contrário, a Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (26), em sessão extraordinária virtual, o PL 519/2019, que inclui o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), que acontece no município de Santa Maria, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS.

Autor do projeto, o deputado Valdeci Oliveira (PT) afirmou que, apesar da simplicidade, a proposta vem carregada de grande simbolismo. “O Festival teve início na época em que tive a oportunidade de ser prefeito de Santa Maria e podemos dizer que é um processo de democratização e descentralização da cultura na cidade, pois todo o evento era e é apresentado na praça da cidade. Foi uma marca que transformou-se em referência”, afirmou ele.

O festival, que foi criado em 2002, já teve 13 edições realizadas e é marcado por atividades – como a exibição de filmes na Praça Saldanha Marinho e em escolas da rede pública – totalmente gratuitas e abertas à população. Além do caráter comunitário, o SMVC é um incentivador da produção cinematográfica local e regional. “O cinema e o audiovisual, sempre é bom registrar, geram emprego e renda, além, é claro, de produzir educação, conhecimento e cidadania”, destacou Valdeci.

Valdeci citou sete pessoas fundamentais para o surgimento e a trajetória do SMVC. “Em nome do Luiz Alberto Cassol, do Luciano Ribas, do Orlando Fonseca, do Carlos Alberto Badke, da Juliane Fossatti, do finado e saudoso amigo Clayton Coelho e da Alexandra Zanella, eu homenageio todos e todas que lutam e trabalham pelo Festival e pela cultura. Nós sabemos o quanto é difícil, ainda mais nos dias atuais, trabalhar e militar na cultura”, disse.

Para o deputado, a inclusão do Festival no Calendário gaúcho valoriza o evento santa-mariense estadual e nacionalmente e também pode contribuir na busca de apoios para a sua realização. Nas próximas semanas, o PL deverá receber a sanção do governador Eduardo Leite e, assim, se transformar em lei estadual.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo