EDUCAÇÃO. Conselho da UFSM se reúne para regular aulas remotas na instituição, no período de pandemia

EDUCAÇÃO. Conselho da UFSM se reúne para regular aulas remotas na instituição, no período de pandemia

EDUCAÇÃO. Conselho da UFSM se reúne para regular aulas remotas na instituição, no período de pandemia - dfe167d5-sedufsm-ufsm-cepe-rede

Sessão do Conselho será virtual, e não no prédio da Administração Central, em Camobi. Encontro terá transmissão do Farol UFSM

Por FRITZ R. NUNES (com foto Farol/UFSM), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

A reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM para normatizar (regulamentar) o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) havia sido anunciada, ainda no final de junho, para o dia 10 de julho. No entanto, essa data foi cancelada tendo em vista que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) não havia conseguido, naquele momento, elaborar um documento que contemplasse, sinteticamente ou não, todas as contribuições resultantes das reuniões nas Unidades e Subunidades. Nesta quinta (6), finalmente foi apontada a nova data para essa tarefa do CEPE: segunda, 10 de agosto. O encontro será virtual e transmitido pelo Farol UFSM.

O encontro acontecerá depois de diversas reuniões das comissões que fazem parte do CEPE, entre elas, a CLN (Legislação e Normas) e a COMEPE (Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão), e responsáveis por emitirem parecer ao plenário do CEPE. Ainda na quarta da semana passada (29 de julho), conforme noticiamos, a CLN e a COMEPE decidiram devolver a proposta de minuta que a Reitoria encaminhou às comissões. A devolução se deu em função de uma série de apontamentos (ler matéria aqui) que as comissões fizeram e, que, no entendimento de seus componentes, não estavam contemplados no documento encaminhado pela gestão.

DCE DIVULGOU NOTA SOBRE O ENCONTRO. CLIQUE AQUI PARA CONFERIR!

Após a minuta tramitar por órgãos da Reitoria, na sexta (31), ela foi reencaminhada para as comissões do CEPE. E, na segunda (3) à noite, terça (4) ao longo do dia de quarta (5), a COMEPE se reuniu para discutir o conteúdo do documento com as alterações realizadas pela Prograd. Nesse meio tempo, conforme Daniel Balin, integrante do DCE e que faz parte da comissão, o pró-reitor substituto, professor Jerônimo Tybusch, também foi convidado a esclarecer alguns dos itens do documento.

Finalizadas as reuniões, na quarta (5), a sessão 979 do CEPE foi convocada para segunda, dia 10. Segundo Balin, não há consenso com a Administração Central em relação a alguns pontos que constam da reformulação feita pela COMEPE, mas que a ideia é debater ponto a ponto na reunião. Conforme o que consta no site da UFSM, nos documentos que tramitaram sobre a questão da minuta, uma das propostas que estará em discussão prevê que haveria um recesso após o fim do primeiro semestre, entre 4 de agosto e 4 de outubro. O início do segundo semestre pelo REDE iniciaria em 5 de outubro, com o final sendo em 30 de janeiro de 2021.

Em relação às aulas presenciais, o documento aponta que “as aulas de recuperação presencial (calendário suplementar) somente poderão ocorrer quando houver uma indicação de biossegurança das autoridades de saúde e com garantia de implementação de protocolos sanitários”.

Suspensão de atividades presenciais

A UFSM está com as atividades acadêmicas e administrativas suspensas na forma presencial até dia 13 de agosto (quinta-feira). Em contato nesta sexta (7), com o vice-reitor, professor Luciano Schuch, ele afirmou que em breve sairá uma nova portaria prorrogando por mais 30 dias essa suspensão.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *