Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, os conflitos no setor cultural. Prefeitura e Câmara são protagonistas

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 20 de janeiro, no jornal A Razão:

Schirmer: decisão deixou carnavalescos chateados. No mínimo (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)
Decisão deixou carnavalescos chateados. No mínimo (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)

Controvérsia e conflito marcam a área cultural

Numa semana, a vereadora Deili anuncia um projeto que desgosta meio mundo, na área de cultura, pela subjetividade da proposta que tem todo o jeito de inconstitucional, ao instituir, na prática, a censura prévia às atividades culturais em espaços públicos. Sim, ela diz que não, e a posição dela é conhecida e respeitada. Mas ninguém é obrigado a concordar, afinal.

Na outra, por conta de alegadas dificuldades financeiras e redirecionamento de prioridades (infraestrutura urbana, entre outros setores citados), a prefeitura decide não mais bancar o carnaval de rua oficial. Foi uma gritaria, sobretudo porque as escolas de samba, como regra, estão com gastos já feitos à espera de um recurso prometido e que não chegará.

Vamos combinar: a cultura da cidade pode se queixar de tudo, exceto de falta de ebulição. E, sobretudo, pontos de conflito e controvérsia. O que, sem que seja preciso entrar no mérito, não é bom. Definitivamente, não.

PERGUNTINHAS

A quase totalidade dos militantes locais hoje no PSB ou no Rede, ex-PT ou PSOL, apoiou Dilma no segundo turno. Ou, no mínimo, era anti-Aécio. Como fica a vida política deles, ou que explicações darão, para a tentativa de depor a Presidente via TSE (caso do Rede) ou à chegada do arquitucano Geraldo Alckmin ao PSB (pelo lado neossocialista)?

DAS RUAS ÀS URNAS

Líder do Movimento Brasil Livre na cidade, Marco Jacobsen, que capitaneou ações pró-impeachment, muda de trincheira. Disputará vaga na Câmara de Vereadores. Tem até 2 de abril para escolher o partido, mas este deverá ser o PSDB, com o apoio de Nelson Marchezan Júnior. Ah, o PP não estaria descartado, por conta da chancela do deputado estadual Marcelo Van Hatten. Imagina-se que nem pepistas, menos ainda tucanos, recusem a filiação.

DE VOLTA, GRACIAS!

Um agradecimento especial à talentosa colega Joyce Noronha, que ocupou – e atendeu muito bem às questões postas na conjuntura – esse espaço durante as duas semanas de ausência do escriba. Qualquer hora ela volta.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo