DestaqueUFSM

UFSM. Lançamento de nanossatélite, desenvolvido em parceria com o Inpe, será nesta segunda (22)

Live pelo YouTube, a partir da 1h30min, acompanhará o lançamento do satélite

Lançamento estava programado para a madrugada do último sábado (20). Foto Inpe / Divulgação

Por Solange Prediger / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM

O segundo nanossatélite do programa NanosatC-BR, fruto de um convênio entre Inpe e UFSM, será lançado na madrugada desta segunda-feira (22), às 3h07min (horário de Brasília).

O lançamento estava programado para a madrugada do último sábado (20), mas durante a live o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, informou que o lançamento seria adiado por problemas de oscilação de energia.

Em nota da Roscosmos, durante o sábado (20), informou que o comitê no Cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) testou o foguete espacial Soyuz-2.1a e detectou avaria técnica e, por isso, reagendou o lançamento para a manhã desta segunda (22).

Uma nova live está programada para iniciar 1h30min desta madrugada, contando novamente com a presença do ministro Marcos Pontes, diretamente do estúdio em Brasília e do reitor da UFSM, prof. Paulo Burmann, do vice-reitor da UFSM, prof. Luciano Schuch, e do diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, prof. Tiago Marchesan, que estarão no estúdio montado na UFSM.

Além disso, os professores da UFSM Eduardo Escobar Burger e Andrei Piccinini Legg estarão no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, acompanhando o lançamento presencialmente e na live do MCTI. Representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da indústria aeroespacial também participarão.

A transmissão da live será feita através do youtube do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do facebook da UFSM e do Gabinete do Reitor. O início está agendado para as 1h30min de segunda-feira e seguirá até por volta de 3h30min, com o lançamento do nanossatélite previsto para as 3h07min. 

Saiba mais sobre o nanossatélite e o programa NanosatC-BR aqui. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo