EducaçãoJornalismoMeio AmbienteMídia

EVENTO. ‘Minimanual para cobertura jornalística de mudanças climáticas’ será lançado na segunda-feira

Entre os participantes do evento online, na próxima segunda-feira, está a jornalista e autora do livro Diário do Clima, Sônia Bridi

Da assessoria do evento, com foto de Reprodução/Facebook

Na próxima segunda-feira (31), será lançado o “Minimanual para cobertura jornalística de mudanças climáticas”, organizado pelas pesquisadoras Márcia Franz Amaral, Eloisa Beling Loose e Ilza Maria Tourinho Girardi.

O lançamento virtual, que será realizado às 18 horas na página do Facebook do Observatório do Clima (OC), terá mediação do coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, Claudio Ângelo; da jornalista e autora do livro Diário do Clima, Sônia Bridi; e da Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Andrea Santos.

O objetivo do minimanual é evidenciar a urgência e necessidade de discutir a cobertura da crise climática. Destinado a jornalistas, acadêmicos e estudantes, o guia reúne uma série de recomendações e dicas para contribuir com a disseminação e qualificação da pauta ambiental no Brasil.

Resultado de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM) e o Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social da Universidad Complutense de Madrid (MDCS, Espanha), a publicação é uma versão ampliada e em português do decálogo “Los Medios de Comunicación y el Cambio Climático publicado na Espanha pelo MDCS e Ecodes (Fundación Ecologia y Desarrollo).

Link para acessar  o decálogo: AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pois é. Uma vez uma jornalista (que gastou os tubos em energia solar na própria casa) fazendo um trabalho na China perguntou para o entrevistado sobre os painéis de energia solar. Sujeito respondeu que era só para demonstração porque fora de um parque de dimensões razoáveis não era economicamente viável. Mudou muita coisa, mas ainda é duvidoso. Pessoas investem e se emocionam com a conta de luz, esquecem que o investimento inicial (e a manutenção) não são baratas. Esquecem que nem sempre tem sol/vento, é necessário um sistema para estas horas.
    Decálogo é hilário. ‘Necessidade de redações especializadas’. Ou seja, mais empregos para jornalistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo