Destaque

FACEBOOK. Quem é o vereador santa-mariense que explodiu em audiência durante a pandemia de Covid?

Nesses 15 dias de agosto, Vargas lidera interações. E está no topo desde abril, quando se tornou quase um porta-voz do auxílio emergencial

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Reprodução), da Equipe do Site

Luciano Guerra, Valdir Oliveira e Daniel Diniz. Os três petistas, nesta ordem, foram os três vereadores de Santa Maria que mais geraram interações no Facebook, em 2019, a partir de suas fanpages. Porém, desde que a pandemia de covid-19 veio à tona o trio perdeu o posto no alto da lista. Nos últimos quatro meses, o edil mais popular na rede social chama-se Alexandre Vargas (Republicanos).

Conforme dados da ferramenta CrowdTangle, Vargas terminou o ano passado com a sétima fanpage mais movimentada do Parlamento, ficando atrás do trio petista e de Francisco Harrisson (MDB), Deili Silva (PSD) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). O ano novo também não começou promissor para o republicano, que fechou janeiro na 6ª colocação e, em fevereiro, na 5ª.

Porém, em março, ele ficou em terceiro e, em abril, chegou ao topo para não mais sair. Ele fechou o quarto mês do ano com 137 mil interações (entre curtidas, comentários e compartilhamentos) contra apenas 13,3 mil do segundo colocado, Luciano Guerra.

O segredo do sucesso do Vargas foi concentrar suas publicações no principal tema de interesse de boa parte da população: o auxílio emergencial liberado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O parlamentar fez inúmeras publicações explicando como ter acesso ao dinheiro e tirando dúvidas em lives.

Em abril, por exemplo, a postagem de maior sucesso gerou 4,2 mil compartilhamentos, 885 comentários e 1,2 mil curtidas (sem contar as 274,3 mil visualizações). Confira:

Em maio, o vereador alcançou seu melhor resultado. Foram 179 mil interações contra 17,6 mil de Guerra, novamente o segundo colocado. Em junho e julho, ele também liderou com uma ampla vantagem. E, nos primeiros 15 dias de agosto, segue tranquilo na dianteira, com 19 mil interações contra 10 mil de Guerra, que segue na vice-liderança.

Na primeira quinzena de agosto, a postagem de Vargas que fez mais sucesso obteve mais de 664 compartilhamentos. Advinhe o assunto da postagem!

O resultado prático do sucesso de Vargas é calculado pelo alcance de sua fanpage. Lá em dezembro ele tinha apenas 5.990 curtidas em sua página. Hoje, tem mais de 17 mil curtidas e mais de 61,4 mil seguidores. Para ter uma ideia do que isso significa, a fanpage com segundo maior número de curtidas é a de Valdir Oliveira, com 11,6 mil e 12,5 mil seguidores.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo