EconomiaTrabalho

BONANÇA. Desemprego baixa para índices nórdicos, em algumas regiões do país

Entre as regiões metropolitanas que constam da pesquisa habitual do IBGE, sobre o índice de desemprego, a que está melhor é exatamente a de Porto Alegre. Seu índice é semelhante ao dos países nórdicos. O que entra naquela categoria de “nunca antes” ter acontecido. Pelo menos desde que o índice é apurado.

Aliás, embora não tenha números santa-marienses, é visível que por aqui também não há motivo para queixas, nesse quesito. São raaaaros os setores em que há falta de vagas. Aliás, em alguns, há até importação de trabalhadores, que inexistem na quantidade e qualidade suficientes.

Mas, especificamente sobre os números nacionais, convém conferir material publicado no final de semana, no jornal O Estado de São Paulo. A seguir:

Desemprego brasileiro se aproxima de nível ‘norueguês’

No embalo da forte demanda interna, que puxa a economia, regiões mais prósperas estão alcançando os níveis de desemprego mais baixos já registrados no País. A taxa de desemprego na região metropolitana de Porto Alegre em outubro caiu para 3,7%, comparável com padrões noruegueses, um dos mais baixos do mundo. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo também se destacam pelos índices reduzidos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os indicadores excepcionais levantam questionamentos sobre a sustentação do desempenho e não escondem que o Brasil precisa avançar muito para se aproximar da realidade de países mais desenvolvidos. A queda do número de desocupados, embora positiva para o País, traz um problema: a falta de mão de obra disponível no mercado de trabalho…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo