Do jornal digital Metrópoles, com texto de TÁCIO LORRAN e foto de Reprodução
O percentual de alunos do ensino médio em escolas com internet retrocedeu entre 2013 e 2017, passando de 96,72% para 93,97% no Brasil. Nesse mesmo período, o percentual de alunos do ensino fundamental em escolas com laboratório de informática variou 10 pontos percentuais, de 79,85% para 69,6%.
Os dados, extraídos do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC), foram compilados e apresentados na quarta edição do Atlas do Desenvolvimento Humano.
A plataforma foi lançada nesta terça-feira (29/9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Fundação João Pinheiro.
Dados apresentado pelo IBGE, no entanto, apontam que a população com 10 anos ou mais passou que tem acesso à internet passou de 49,4% em 2013 para 64,7% em 2017.
Já com relação à qualificação dos professores, o Atlas mostra que houve melhora no mesmo período. Segundo o Censo Escolar, o percentual de docentes na rede pública do ensino fundamental com formação adequada aumentou de 51,7% em 2013 para 56,80%, em 2017.
Desigualdades
O sistema evidencia desigualdades raciais e de gênero. Entre os brasileiros brancos, 21,28% deles possuíam nível superior completo. Já entre os negros, essa taxa cai para 8,43%.
Por outro lado, o analfabetismo é maior na população negra. Cerca de 11,8% de pardos e pretos maiores de 25 anos são analfabetos. Entre os brancos, 5,09%.
O Atlas mostra que as mulheres possuíam melhores resultado em educação do que os homens. Cerca de 65,37% delas e 53,47% deles concluíram o ensino médio.
“Temos uma escolaridade mais alta entre as mulheres do que entre os homens, mas eles têm uma renda mais alta”, explica a economista do Pnud Betina Barbosa, em conversa com o Metrópoles.
Em 2017, havia uma desigualdade significativa entre a renda média do trabalho de homens e mulheres. Elas ganham apenas 76% do que eles recebem.
A plataforma
O Atlas do Desenvolvimento Humano apresenta indicadores socioeconômicos baseados em informações de registros administrativos e inovações tecnológicas e de interação.
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