EducaçãoEstadoSaúde

ESTADO. Governador faz defesa do retorno às aulas e diz que “escolas fechadas não são vidas preservadas”

Governador Eduardo Leite, em videoconferência pelas redes sociais, cobrou coerência dos que “disseram que a educação muda o mundo”

Da Redação do Correio do Povo, com foto de FELIPE DALLA VALLE (Divulgação/Palácio Piratini)

O governador Eduardo Leite usou o espaço de sua última videoconferência regular em suas redes sociais, nesta quinta-feira, para fortalecer a campanha do governo estadual por adesão ao retorno gradual dos estudantes às escolas do Rio Grande do Sul. De forma enfática, o chefe do Estado direcionou seu discurso aos prefeitos gaúchos que mantêm resistência na reabertura das salas de aula.

“Escolas fechadas não são vidas preservadas”, afirmou. “A vida é muito mais do que a questão da Covid-19. A escola é um espaço para proporcionar uma vida melhor. Insisto com os prefeitos que trabalhem também. Respeito a responsabilidade que eles têm com os municípios, mas insisto”, reiterou o governador, que emendou: “Muitas pessoas que sempre defenderam a educação neste momento não querem que ela volte. Que incoerente! Sempre disseram que a educação muda o mundo e agora acham que não é prioridade. Educação com protocolos, distanciamento: mais do que uma opção, uma necessidade”.

Leite ressaltou os impactos que a pandemia está trazendo para a saúde física e psicológica dos estudantes. Segundo ele, a escola não deve ser considerada um item “supérfluo”, mas sim de importância no desenvolvimento saudável do intelecto e de outros fatores da condição humana. “Covid-19 não é a única doença que acomete nossa sociedade, tem outras doenças do ponto de vista mental, de saúde, físico”, completou.

Desde o início de setembro, parte dos estudantes gaúchos já retornam, de forma escalonada, para as atividades escolares presenciais. O movimento iniciou com a educação infantil e agora engloba ensino superior, EJA e ensino profissionalizante. A liberação é do governo estadual, mas cabe aos municípios acatar a flexibilização.

Hoje, a resistência para o retorno às escolas parte de pais, professores, prefeituras, associações e a Famurs. É o caso da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos que definiu, nesta quarta-feira, pela suspensão das aulas na rede municipal até 2021. O planejamento da entidade tem exceção dos nonos anos de ensino, que devem adotar um calendário especial de aulas, ainda não definido.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Leite, o impostor, pensa que resolve tudo com marketing e alguma coisa que ele deve considerar ‘retorica’. Educação muda o mundo? Discutível.
    Alguém duvida que educação é um processo que perpassa a vida inteira?
    Impactos serão medidos depois. Tenho quase certeza que não será negativo em todos aspectos para todos.
    Há o aspecto ‘socialização’, algo pouco demonstrado. De qualquer maneira o ser humano é mais resiliente do que isto, tanto psicológica quanto fisicamente.
    Conclusão é óbvia, há algo não sendo dito, há outros objetivos na pauta. Leite, o impostor, não engana mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo