CidadaniaCulturaEducaçãoUFSM

CIDADANIA. Cinedebate lembra quarta o Dia Mundial do Refugiado. Saiba quais filmes serão apresentados

Imagem do documentário ‘Vidas Deslocadas’, de João Marcelo Gomes, um dos filmes a ser apresentado no cinedebate ‘Faces do Refúgio’

Por MAYARA SOURO e NATHÁLIA DREY COSTA, do Migraidh, com foto de Reprodução

O dia 20 de junho é conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Refugiado, momento no qual se reflete sobre a situação do refúgio no mundo atual, em que pessoas são obrigadas a deixar seus países de origem por motivo de guerras, conflitos e perseguições. Mais do que comemorações, o Dia Mundial do Refugiado é o espaço no qual diversas ONGs e projetos promovem eventos para debater a situação social do refúgio, além de discutir sobre as políticas públicas de acolhida e integração.

Diante da importância mundial do dia 20 de junho, o Migraidh/CSVM (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão,  Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional/Cátedra Sérgio Vieira de Mello)

promoverá um cinedebate intitulado “Faces do Refúgio”, com a ideia de oferecer um espaço de reflexão sobre os refugiados como uma questão global. Segundo a prof.ª Dr.ª Giuliana Redin, coordenadora do Migraidh, “é importante reafirmar que o tema dos refugiados traz um dos maiores desafios dos direitos humanos, sobretudo pelo fato de que os próprios países, ao imporem barreiras em relação ao ingresso, acolhida e integração local, institucionalizam uma permanente violação de direitos humanos e potencializam o sofrimento decorrente do deslocamento forçado”, avalia a professora.

Na UFSM, o Migraidh é referenciado pelas ações voltadas à proteção e promoção de direitos humanos da população migrante e refugiada A partir dessas ações, em 2015, a universidade firmou o Termo de Referência com a Agência ONU para os refugiados (ACNUR), que institui a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, sob responsabilidade técnica do Migraidh, para a promoção e difusão do Direito Internacional dos Refugiados. O Migraidh iniciou as atividades em 2013 junto ao curso de Direito da UFSM, e hoje além deste, integra graduandos, docentes e pesquisadores dos cursos de Letras, Psicologia, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Comunicação Social, entre outros. O grupo promove pesquisa, ensino e extensão de direitos humanos e mobilidade humana internacional, e reúne uma equipe interdisciplinar de estudos do assunto.

Para o cine-debate, apresentaremos os documentários “Vidas deslocadas” (João Marcelo Gomes, 2009) e “Recomeços: sobre mulheres, refúgio e trabalho” (Fellipe Abreu e Thays Prado, 2017). Após as exibições, será proposto debate sobre a problemática em torno do tratamento do tema dos refugiados.

Os filmes serão exibidos em duas sessões, no dia 20 de junho, quarta-feira: às 14h30, na sala 218 da Reitoria, no campus da UFSM, e às 19h30, no Auditório da Antiga Reitoria da UFSM, no centro. As atividades serão gratuitas e abertas ao público. A atividade tem apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFSM, através do Observatório de Direitos Humanos.

Mais informações: [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo