EducaçãoEstadoPolíticaTrabalho

EDUCAÇÃO. Docentes estaduais gaúchos se reúnem para definir como enfrentar os riscos da terceirização

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de arquivo), da Assessoria de Imprensa do CPERS/Sindicato

O CPERS/Sindicato realiza nesta terça-feira (17), às 17h, no salão da Escola Básica Estadual Cícero Barreto (Rua Serafim Valandro, 385, em Santa Maria), plenária sobre os riscos das terceirizações no serviço público. O objetivo é preparar os educadores para o enfrentamento ao governo Sartori.
Durante o evento, serão detalhados estudos jurídicos sobre o tema, esclarecendo as consequências da precarização dos serviços nas escolas, caso a terceirização seja implementada nas instituições públicas gaúchas.
De acordo com o diretor geral do 2º Núcleo, Rafael Torres, os serviços de limpeza e merenda estão sob o risco da terceirização. Porém, não são os únicos.
“Com a aprovação pelo Congresso Nacional da terceirização irrestrita (PL 4330/2004), todos os segmentos correm grande risco”, analisa.
A luta histórica do CPERS é pela contratação de funcionários a partir de concurso público.
“Fazemos a defesa intransigente dos servidores contratados, mas sempre com o anseio de que estes sejam efetivados mediante aprovação em concurso público. Queremos que os contratados de hoje sejam os nomeados de amanhã, e não terceirizados”, argumenta Torres.
A Direção Central do CPERS e também a Assessoria Jurídica do Sindicato confirmaram presença no encontro em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Isto é um factoide criado por um único motivo: eleições. O projeto está na gaveta do Senado desde 2015. Não há perspectiva de andar. Se andar não há garantia que vá atingir o magistério estadual. Alás, a curva demográfica do RS está adiantada em relação a do Brasil, logo deverão sobrar vagas no ensino médio muito em breve e não serão poucas,

  2. Tem escolas de Santa Maria que ainda não começaram as aulas de 2018. por causa de uma greve absoluta e sabidamente inócua ano passado por meses. Mas os alunos e a educaçao são “só um detalhe” ….

    Aliás, a educação pública no Brasil está um fiasco há tempos. E não há jeito, bem como pontua o historiador Marco Villa aqui… “A educação é uma crise sem fim”…

    https://www.youtube.com/watch?v=YwiHYx60ZR4

  3. Por que fazer concurso público para agentes de limpeza? O que o CPERS tem a ver com isso, aliás? Não só a terceirização dos serviços vai ser espetacular em várias frentes do setor público como é premente implantar a terceirização até do corpo docente, nesse Estado. Está na hora de uma mudança paradigmática, mudar para valer. Só assim para melhorar a coisa.

    Que maravilha seria para a educação e os alunos o Estado repassar as verbas para o setor privado dar aulas para os alunos da escola pública. Seria a salvação da lavoura da educação nesse Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo