CulturaPrefeitura

CULTURA. Diferente, mas presente, começa nesta quinta a 47ª edição da Feira do Livro de Santa Maria

Por JOYCE NORONHA (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Pela primeira vez, a Praça Saldanha Marinho não será palco da Feira do Livro de Santa Maria. Devido à pandemia de coronavírus, a 47ª edição do evento ganha novos moldes e ocorre desta quinta-feira (1º) até 10 de outubro de modo híbrido para os visitantes virtuais, que poderão acompanhar parte das atividades presencialmente e parte online.

Promovida pela Prefeitura, em parceria com instituições do Município e do Estado e com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), este ano traz o tema “A leitura conecta gerações. E a Feira do Livro se conecta com você”. Esta edição tem como patrono Guido Cechella Isaia. O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha e a professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. O homenageado póstumo é Carlos Alberto Bellinaso.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, salienta que a Feira do Livro é um dos eventos já cativos no coração do Município e de toda a Região Centro. Para Rose, poucas coisas poderiam alterar o formato já consolidado da Feira.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO DA FEIRA

“Na 47ª edição, com praticamente tudo pensado e organizado, nos deparamos com a necessidade de isolamento e distanciamento. Em nenhum momento pensamos em abandonar a Feira do Livro. E um novo formato, que fosse viável e seguro, passou a fazer parte do planejamento da Secretaria. Nos reunimos com a comissão organizadora e trocamos ideias, com autoridades e escritores, adaptamos o evento graças a atitude e ideias pouco conservadoras de toda a equipe. Os formatos se unem para que todos continuem tendo acesso e sem riscos à saúde”, destaca a secretária.

O evento terá transmissão online pelo Facebook e pelo o Youtube da Feira do Livro de Santa Maria. Das atividades presenciais, estão os lançamentos de livros e as vendas de materiais das 13 livrarias que são participantes desta edição. A comercialização de livros e de outros itens também ocorre pelas lojas virtuais e por Whatsapp, com o serviço de tele entrega.

Rose diz que a expectativa para a Feira é grande. Ela lembra que tudo foi organizado com muito carinho e espera que o público goste de toda a programação.

“Queremos convidar a todos para que se sintam parte dessa Feira que une a leitura e a conexão. A participação de todos, prestigiando as lives, acompanhando de modo remoto e, também, participando dos lançamentos nos locais indicados, será mais do que especial. Cada presença nos honrará. Sejam todos bem-vindos a Feira do Livro de Santa Maria”, convida a secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

Esta edição tem entre os convidados Djamila Ribeiro, Débora Noal, Lázaro Ramos, Allan Dias Castro, entre outros. O evento também terá agenda infantil e artística. Mais informações estão disponíveis no site, no Instagram e no Twitter da Feira do Livro.

A 47ª Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, Câmara do Livro, CESMA, Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento tem apoio cultural da Eny Calçados e Arroz Rei Arthur. Patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. A produção executiva é da Veleiro Conteúdo Criativo e Denise Copetti Produções.

SAIBA MAIS

Solenidade de abertura
Quando – 1º de outubro, às 19h
Onde – No Facebook e no Youtube da Feira do Livro

PATRONO E HOMENAGEADOS

– Patrono – Guido Cechella Isaia
– Escritor homenageado – Ronai Pires da Rocha
– Professora homenageada – Laura Maria França Fernandes
– Homenageado póstumo – Carlos Alberto Bellinaso

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo