Destaque

ELEIÇÕES 2020. Guerra vai abrir a propaganda no Rádio e na TV. Pozzobom e Cechin terão maior tempo

Propaganda eleitoral terá início na próxima sexta-feira (9), às 7h, no rádio. No primeiro turno, programação vai até o dia 12 de novembro

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

O candidato a prefeito de Santa Maria Luciano Guerra (PT), da coligação Você na Prefeitura, irá estrear a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão a partir de sexta-feira (9). Ele terá 1min49s para transmitir sua mensagem em cada programa.

No primeiro turno, a transmissão será realizada de segunda a sábado até o dia 12 de novembro (a eleição ocorrerá em 15 de novembro). No rádio, a veiculação será das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.

De acordo com a 41ª Zona Eleitoral, dos seis candidatos a prefeito, o último a se apresentar no primeiro dia será Evandro Behr (Cidadania), da coligação A Santa Maria que Queremos, a Cidade que Merecemos. Ele também terá o menor tempo em cada programa: 22s. A partir do segundo dia iniciará um sistema de rodízio, com Behr abrindo a programação.

Quem terá mais tempo no rádio e na TV será Jorge Pozzobom (PSDB), da coligação Em Frente, Santa Maria!, com 2min43s em cada bloco. É quase um empate com Sergio Cechin (PP), da coligação Santa Maria Agora Sim, com 2min41s.

Jader Maretoli (Republicanos), da coligação Avança Santa Maria, terá um programa de 52s e Marcelo Bisogno (PDT), da coligação Um Novo Caminho para Santa Maria, contará com 1min33s.

Inserções

As coligações também irão contar com inserções ao longo da programação das rádios e TVs, sendo que 60% do tempo deve ser de propaganda de candidatos a prefeito e 40% para concorrentes ao Legislativo.

A Lei das Eleições (AQUI) e a Resolução TSE 23.610/2019 preveem a divisão da seguinte forma: do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos.

Na prática, quem se beneficiou em Santa Maria foi a coligação de Pozzobom, que possui o maior número de deputados federais: 137 (10 do PTB, 52 do PSL, 17 do Podemos, 29 do DEM e 29 do PSDB). No total, são 11min27s98 de inserções diárias e um total de 802 inserções (confira abaixo) no primeiro turno.

Jorge Pozzobom terá a maior quantidade de inserções nas rádios e TVs, por conta da coligação que formou para disputar a Prefeitura

Como não há coligações para o pleito ao Legislativo, o PT terá o maior tempo diário (3min3s42) e da quantidade de inserções (213) até o fim do primeiro turno para seus candidatos. A legenda tem 54 deputados federais eleitos em 2018 e que são considerados para a composição do horário eleitoral.

Inserções dos candidatos a vereador de Santa Maria durante a propaganda eleitoral gratuita, partido por partido, já que não há coligações

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo