ELEIÇÕES 2020. Vice-Presidente do PP se afasta do cargo e também é desligado da campanha majoritária
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Reprodução), da Equipe do Site
Santa Maria já tem a primeira baixa de campanha eleitoral. Marco Jacobsen não é mais vice-presidente municipal do Progressistas. Ele se afastou do cargo após a repercussão negativa dos Stories publicados em suas redes sociais, que mostram ele fazendo campanha sem máscara no bairro Tancredo Neves.
No domingo (4), o Site noticiou a viralização de um vídeo editado com os Stories de Jacobsen (AQUI). Nas imagens, ele aparece em uma caminhada criticando a Lei das Máscaras, a qual ele considera estúpida.
“Estou fazendo uma caminhada sem máscara, com certeza, chegando aqui na T. Neves”, disse Jacobsen em trecho do vídeo.
A pressão interna tanto na legenda quanto na coligação Santa Maria Agora Sim, que visa eleger Sergio Cechin (PP) prefeito, foi enorme. Não restou alternativas a não ser o afastamento do cargo.
Nesta terça-feira (6), o Progressistas de Santa Maria divulgou uma nota dura, em que não poupou Jacobsen de novas críticas. O comunicado diz que o partido aceitou seu pedido de afastamento e que ele foi desligado de todas as funções que exercia na campanha majoritária (confira abaixo).
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Partido Progressistas em Santa Maria, na tarde de segunda-feira, dia 5 de outubro de 2020, aceitou o pedido de afastamento de Marco Antônio Poll Junior (Jacobsen) por contrariar os dispositivos do Estatuto do partido:
V – Exigido dos membros e dos filiados o exato cumprimento dos seus deveres públicos, políticos e partidários.
A Coligação Santa Maria Agora Sim também definiu pelo total desligamento das funções que o mesmo exercia junto à campanha majoritária.
Reforça-se que o Partido Progressistas não compactua com atitudes e movimentos, pessoais ou coletivos, que contrariem normas, leis e decretos estabelecidos pelas autoridades de Saúde em relação à pandemia de coronavírus.
O partido incentiva todos os seus membros, bem como toda a sociedade, a seguir os protocolos de prevenção ao coronavírus. Dessa forma, reforça-se a necessidade de utilizar máscaras de proteção individual e manter o distanciamento social.
O cara posta um texto genérico criticando autoritarismo estatal, em nítida referência pouco sutil ao episódio da máscara, e recebe curtida de diversos membros da coligação – inclusive do próprio candidato a prefeito.
Foi boa a jogada política de afastar nominalmente o rapaz que usa nome artístico, mas tá mais do que claro que o negacionismo faz parte do DNA da coligação do Sr. Clorochin.
Deslizes como estes jamais podem acontecer. Medida acertada da Coordenação de Campanha. Aliás, quem assessora tem q seguir regras e nunca agir com ações próprias.
Afastamento ‘pra gringo ver’. Coligação composta por negacionistas contrários ao projeto de lei que tornaria obrigatório o uso de máscaras em Santa Maria.
A pessoa sai mas o terraplanismo já está impregnado na coligação, não adianta. Nao é postura de uma pessoa só.
A pessoa tem um nome e se apresenta com outro diferente, não é falsidade ideológica?