PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Debates pré-eleitorais, candidatos à Câmara, o orçamento cultural, honra à Irmã Lourdes

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com fotos de Arquivo/Reprodução), da Equipe do Site

– Até o final do processo eleitoral, em 29 de novembro (quem acredita que não haverá segundo turno?), haverá pelo menos mais três debates, além do realizado na última segunda-feira (foto acima).

– No primeiro turno haverá ainda mais um, programado para o dia 12 (provavelmente à noite), ultimo dia do trololó eletrônico, promovido pelo Diário.

– Será retransmitido pelas redes sociais do jornal e também pela TV Diário, nos canais 26 e 526 (em HD), da operadora Claro/Net. Isso se não tiver a adesão de outros veículos.

– Já para o (inevitável?) segundo turno também se prevê a realização de dois confrontos entre os finalistas a ser escolhidos em 15 de novembro.

– Um já tem data confirmada. Será no dia 23 e promovido pelos mesmos organizadores do acontecido na última segunda: Cacism, OAB/SM e Sinduscon.

– O outro, ainda sem dia definido (provavelmente 26) será mais uma vez pelo Diário. Seria, quem duvida, decisivo, pois o mais próximo do pleito.

– Não os 400 inicialmente imaginados, mas bem mais que os 214 de quatro anos atrás. Assim é que os prováveis 335 (número não definitivo, mas…) já são recorde de candidatos à Câmara em Santa Maria.

– A propósito, por conta de suas divergências internas, reconhecidas afinal pela Justiça Eleitoral, o partido que mais perdeu nesse pleito para o Legislativo é o Podemos.

– O partido do senador Lasier Martins, em Santa Maria, ficou completamente destroçado, e sem os cinco candidatos que um dos grupos que disputam o controle da sigla havia apresentado.

– Chegará o dia em que os gestores (não o de hoje, mas os de sempre), no momento em que precisarem cortar o orçamento, por que razão seja, olhe para outro lado.

– Por enquanto (e não se sabe até quando), a vítima, quando há necessidade de poda, os olhares se voltam para a Cultura (e o Esporte e o Lazer).

– Sim, senhor! Na proposta que está na Câmara, para avaliação dos edis, qual a pasta que perdeu mais troco, por conta da redução das receitas? Sim, a Cultura.

– É verdade que a parte do Esporte e Lazer foi a mais limada, mas a faca afiada penetrou fundo, com redução de 48% da verba, em relação a este ano. Foram R$ 10,6 milhões, serão R$ 5,5 milhões.

– A irmã Lourdes Dill (foto ao lado), coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e grande liderança da Economia Solidária, receberá mais uma homenagem.

– A líder da organização das Feiras de Economia Solidária (que em 2020 serão predominantemente virtuais) será homenageada pelo Conselho Federal de Economia.

– Na primeira edição do prêmio “Mulher Transformadora”, a escolhida, entre 30 indicadas inicialmente (e que passaram por três etapas de seleção) é exatamente a líder católica santa-mariense.

–  Irmã Lourdes agradeceu “a todos os parceiros e pesssoas que fazem parte da minha vida, história e construção coletiva e autogestionária em favor do Bem Viver e de “Um Outro Mundo Possível”. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo