Por PAULO ANDRÉ DUTRA, da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Professores Municipais
Em razão da pandemia do Covid-19, o Conselho de Representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria decidiu, em reunião na tarde desta quinta-feira (01/10/2020), adiar novamente a abertura do processo eleitoral da entidade, previsto agora para março de 2020. De forma a cumprir os prazos previstos no Regime Eleitoral, o mandato da atual gestão fica prorrogado até 30 de junho de 2021.
A proposta resulta da impossibilidade de realizar-se assembleias presenciais, do pleno trabalho da comissão eleitoral e da limitação das campanhas das chapas que vierem a se inscrever, realizadas comumente no âmbito das escolas.
Em 12 de junho o mesmo colegiado já havia postergado o processo por três meses, a fim de que se aguardasse a evolução positiva das condições sanitárias. Agora, a opção foi por aguardar o período previsto para o reinício do ano letivo regular.
O regime eleitoral da entidade prevê gestões de três anos. Pelo calendário original, o encerramento do atual deveria ocorrer em 27 de outubro de 2020. A convocação de eleições acontece entre 120 e 45 dias antes do pleito, que seria realizado entre o final de setembro e início de outubro. A assembleia para formação de comissão eleitoral deveria acontecer em junho.
O Conselho de Representantes é composto por professores indicados pelos demais sindicalizados nas escolas de lotação. O número de filiados com direito a voto no Sinprosm é de aproximadamente 1.700 professores da ativa e aposentados.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.