CongressoPolítica

74 A ZERO. Delcídio Amaral, o delator, não é mais Senador. Ele acaba de ser cassado por seus colegas

Delcídio Amaral, que delatou meio mundo para não ir para a cadeia, está sem mandato e, por oito anos, não poderá concorrer a nada
Delcídio Amaral, que delatou meio mundo para não ir para a cadeia, está sem mandato e, por oito anos, não poderá concorrer a nada

Da versão online da Revista ÉPOCA

O Plenário do Senado cassou, nesta terça-feira (9), o mandato de Delcídio do Amaral (sem partido-MS) por 74 votos a zero.

Delcídio foi cassado por seu envolvimento no escândalo de corrupção da Petrobras. Em novembro de 2015, Delcídio foi preso pela Polícia Federal, acusado de obstrução da Justiça e de tentar interferir nas investigações de corrupção.

Áudios gravados por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, mostraram Delcídio tentando interferir nas investigações da Lava Jato. Bernardo, que é ator e produtor artístico, foi procurado pelo senador petista e ouviu, sem contestar, a proposta de Delcídio para que Nestor Cerveró não o denunciasse numa colaboração premiada. Em troca, Cerveró teria fuga garantida do país e um “mensalinho” de R$ 50 mil.

Preso, Delcídio assinou uma delação premiada com a Polícia Federal que complicou ainda mais a situação do governo. Ele acusa o governo Dilma de uma série de operações de corrupção e propina, incluindo desvio de verbas da usina hidrelétrica de Belo Monte.

A tramitação do processo de cassação de Delcídio foi acelerada no Senado pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros. Renan disse que não votaria o processo de impeachment (previsto para amanhã) até que a cassação de Delcídio fosse decidida. Ele justificou a decisão dizendo que o processo de Delcídio é anterior ao impeachment, e portanto deveria ser votado antes. A medida evita possíveis constrangimentos que o voto de um senador que foi preso poderia causar na opinião pública. Também é possível que Renan quisesse evitar constrangimentos conta seu próprio nome, uma vez que a delação de Delcídio cita o nome do presidente do Senado entre os beneficiários do esquema de corrupção.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Muito difícil não ter ocorrido cerceamento de defesa no caso. Vai acabar virando um precatório lá na frente.
    Outro motivo para Cunha não abrir a boca. Delcídio vai acabar condenado, com uma conta grande para pagar, sem partido e sem perspectiva na política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo