BASTIDORES. Os 4 prefeitos do PSD de Mortari, terremoto no PDT além SM e o aquecimento no PP
‘Volatilidade’ pessedista, discussões brizolistas além fronteiras, edis pepistas
Por Maiquel Rosauro
Não faz nem duas semanas que o vereador Marion Mortari (PSD) era candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo também vereador Luciano Guerra (PT) e estampava o 13 no seu Facebook. Nesta segunda-feira (23), sem cerimônia, ele postou o 11 de Sergio Cechin (PP) junto a sua foto de perfil.
O PSD, vale dizer, é um partido de centro e se adapta a qualquer outra legenda conforme seus interesses. Em 2016, quando Mortari concorreu ao Legislativo, a sigla integrou a coligação que defendia Fabiano Pereira (PSB) ao Executivo. Já no segundo turno, foi a primeira legenda a abrir apoio a Jorge Pozzobom (PSDB).
A ausência de uma identidade do partido foi vista nas urnas. A agremiação não elegeu nenhum vereador.
PDT
A decisão do PDT em apoiar Sergio Cechin (PP) em Santa Maria causou polêmica junto ao Diretório Estadual do partido. O ativista digital da legenda, Luiz Henrique Oliveira – Barbudinho, postou uma crítica sobre a escolha em suas redes sociais, o que gerou reclamação da Direção Municipal do partido. O assunto agora é discutido além das fronteiras do município.
Aquecimento
A nova legislatura começa apenas na virada do ano, mas isso não impede os próximos parlamentares de já irem se aquecendo. Nesta segunda (23), a bancada progressista realizou sua primeira reunião, no Plenarinho da Câmara de Vereadores. Estavam lá nos novatos Pablo Pacheco e Roberta Leitão, a experiente Anita Costa Beber que retorna à Casa e o vereador reeleito João Ricardo Vargas.
Os 4 prefeitos tem mais a ver Mortari tentando ‘sobreviver’ do que outra coisa. Se bem que o dono do Partido, Kassab, já foi do PL, do PFL, do DEM e atualmente do PSD. Foi ministro de Dilma, a humilde e capaz, e Temer. É a filosofia do ‘vâmu por aqui que tem menos espinho’.
Personalidade conta. Relações pessoais locais contam. Partidos e ideologias ficam em segundo plano.
Apoios eleitorais são diferentes do governo depois, qualquer que seja eleito. Na hora de formar governo é olhar a composição do Casarão.
Absurdo o posicionamento do PDT, uma vergonha, esperamos que o ELEITOR PEDTISTA não vá nesta onda. o PDT de Santa Maria é obscuro e nada tem a ver com a história do partido.