AssembleiaRegiãoSanta MariaTransporte

FERROVIA. A união local e regional pela Norte-Sul

Assembleia Legislativa, com a Câmara de Vereadores, promoveu o encontro sobre a ferrovia
Assembleia Legislativa, com a Câmara de Vereadores, promoveu o encontro sobre a ferrovia

Uma concorrida audiência pública na Câmara de Vereadores, na manhã de hoje, promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia, em parceria com o Legislativo da comuna, por sugestão do deputado Valdeci Oliveira (PT).

A propósito do encontro, acompanhe o relato da assessoria de imprensa do parlamentar. Lá embaixo, um link para a cobertura do evento, pela assessoria da Câmara de Vereadores. O texto é de Tiago Machado. As fotos são dele (acima) e Rúbia Keller/AI.CV (abaixo). Ah, a TV Câmara, em data e horário a ser confirmados, vai retransmitir a audiência. Confira:

Região reivindica ferrovia para desenvolver Metade Sul

A empresa pública Valec, vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela coordenação de obras de infraestrutura ferroviária no País, mandou representante a Santa Maria, na manhã desta sexta (14), para discutir a Ferrovia Norte-Sul. Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, debateu a possibilidade da região Central do Estado estar inserida no traçado da superestrada de ferro, que vai interligar Belém do Pará ao Porto de Rio Grande e cuja construção deve ser licitada no ano que vem pelo governo federal. No começo da audiência, o diretor da Valec, o engenheiro Francisco Sanches Farias, esclareceu que o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA), que está sendo realizado e que vai servir de base para definir o traçado da Norte-Sul, está em fase inicial. Ele disse que Santa Maria é uma dos “corredores” em estudo para passagem da ferrovia. “Avaliamos a possibilidade de um modelo binário, no qual as cargas poderiam “descer” via Porto Alegre até o Porto de Rio Grande e depois “subir” por Santa Maria. Porém só teremos estudos mais concretos dentro de quatro meses”, afirmou.

 Também presente na audiência, o representante da STE, empresa contratada para realizar o EVTA, José Márcio Brito, afirma que a coleta de dados em andamento para o estudo identifica o relevo, as condições ambientais, o potencial de carregamento de carga e a situação sócio-econômica das regiões gaúchas. Ele disse que a empresa está aberta a receber informações locais e regionais relacionadas ao potencial ferroviário. “Devemos concluir o estudo no primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou.

Entre os diversos pronunciamentos das lideranças políticas e pelo público presente, houve consenso de que o traçado da ferrovia deve considerar também a redução das desigualdades regionais do Estado. Nesta lógica, a passagem da ferrovia por Santa Maria seria um incentivo à economia e ao desenvolvimento da Metade Sul. “Este é o entendimento dos prefeitos e lideranças aqui presentes. A volume de cargas é importante, mas temos uma oportunidade nas mãos de reduzir as distorções sociais do Estado”, disse Valdeci.

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, lembrou que o potencial de Santa Maria na área da Defesa deve também ser levado em conta. “O transporte ferroviário é estratégico para o Centro de Blindados e de Defesa Nacional, que está sediado em Santa Maria”, justificou.

Encaminhamentos – Ao final da reunião, foi definida a constituição de um Comitê Permanente de Trabalho, integrado por lideranças políticas e representantes dos trabalhadores, do setor empresarial e das universidades da região Central. O grupo terá a responsabilidade de elaborar um documento com dados econômicos e sociais sobre o potencial do transporte ferroviário na região.

No próximo dia 28 de junho, o deputado Valdeci, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, irá acompanhar a audiência do governador Tarso Genro com o ministro dos Transportes, César Borges, para tratar da implantação da Ferrovia Norte-Sul no Estado. Outra definição da audiência, é defender que o traçado da Norte-Sul contemple um ramal até Uruguaiana para permitir uma conexão ferroviária com o Mercosul. “A audiência foi um primeiro passo. Agora temos que ter uma mobilização permanente”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno.

Participaram também da audiência os deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB) e Altemir Tortelli (PT), os prefeitos de São Gabriel, Roque Montagner, de Dilermando de Aguiar, Jaime Lima, de Restinga Seca, Mauro Schunke e de Jaguari, João Mário Cristofari, e o presidente da Associação dos Ferroviários de Santa Maria, Fraklin de Carvalho, além de vereadores, vice-prefeitos e ex-ferroviários.”

PARA LER O MATERIAL SOBRE A AUDIÊNCIA, DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA, CLIQUE AQUI.

Nas galerias, a presença de inúmeras autoridades locais e regionais. É hora de mobilização
Nas galerias, a presença de inúmeras autoridades locais e regionais. É hora de mobilização

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo