AssembleiaCâmara de VereadoresPolítica

POLÍTICA. Schirmer é atração na Câmara, em que há só um projeto em votação. Ele fará a ‘abertura do ano’

Desde o início de seu segundo mandato, o prefeito Cezar Schirmer não fez a abertura solene dos trabalhos na Câmara de Vereadores. No primeiro ano, em função da tragédia da Kiss, nos seguintes, por opção legal. AFinal, ele tem 60 dias para cumprir esse rito. E agora, no derradeiro periodo do segundo mandato, anuncia-se a presença dele no plenário do Palacete da Vale Machado.

Mais, segundo informações veiculadas pelo jornal A Razão, na semana passada, Schirmer falará pouco e mostrará muito. Um audiovisual teria sido montado para esta data.

Enfim, é uma oportunidade rara para o prefeito mostrar o que fez e, especialmente, projetar o que o espera para os oito meses e meio de mandato que tem pela frente. O Boletim Legislativo da Câmara, o número 017/2016, que traz a Ordem do Dia para a sessão, não informa sobre a ida do prefeito. Mas há um sinal claro: apenas um projeto consta para apreciação (por sinal, de autoria do executivo), além da ocupação da Tribuna Livre, por Pablo Mesquita, pelo UGEIRM, o sindicato que representa os policiais civis.

Haverá espaço suficiente para Schirmer, inclusive porque a abertura dos trabalho também foi antecipada em uma hora, devendo iniciar às 2 da tarde.

Enquanto isso, na Assembleia Legislativa, já que não há projetos polêmicos, os deputados tendem a apreciar mais projetos entre as 276 matérias que estão liberadas para votação. Para saber mais, da AL, confira material da Agência de Notícias do Legislativo gaúcho. A reportagem é de Francis Maia, com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

Plenário pode apreciar matérias do Executivo, Judiciário, MP, TCE, Mesa e parlamentares. Tudo isso na Assembleia
Plenário pode apreciar matérias do Executivo, Judiciário, MP, TCE, Mesa e parlamentares. Tudo isso na Assembleia

Vinte e seis matérias poderão ser votadas na sessão desta terça-feira 

Na Ordem do Dia da sessão plenária desta terça-feira (19), constam 26 matérias prontas para apreciação e votação. São 19 projetos de lei, três projetos de lei complementares, dois projetos de resolução, um projeto de requerimento diverso e um requerimento de comissão especial. Das 15 proposições parlamentares, uma delas é o PL 31 2015, do deputado Elton Weber (PSB), que trata da exclusão de propriedades de até quatro módulos fiscais e até 300 hectares da demarcação para fins de formação de territórios indígenas e quilombolas.

Outra matéria na pauta de votação é o Projeto de Lei Complementar PLC 249 2015, da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), que veda a nomeação de pessoas inelegíveis em cargos públicos estaduais de provimento efetivo, em comissão ou com gratificação de função, para os cargos de Secretário de Estado, Secretário-Adjunto, Procurador-Geral de Justiça, Procurador-Geral do Estado, Defensor Público Geral, Presidentes, Superintendentes e Diretores de órgãos da administração pública direta e indireta, fundacional, autarquias e agências reguladoras estaduais. 

Constam, ainda, quatro projetos de lei oriundos do Executivo, da Procuradoria-Geral de Justiça, do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas, além de um projeto de lei complementar da Procuradoria-Geral de Justiça. Ainda na pauta, dois projetos de resolução, um requerimento diverso e outro requerendo instalação de comissão especial…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo