Arquivo

Subprefeito. Vereador lidera grupo de Arroio do Só e Pains por fim de eleições diretas

Um grupo de onze representantes da comunidade dos distritos de Arroio do Só e Pains em audiência com o prefeito Cezar Schirmer, na manhã desta sexta-feira, dia 16 de janeiro, reivindicou o fim das eleições diretas para subprefeito. O grupo, liderado pelo vereador Marion Mortari, reclama da falta de apoio do poder público para resolver os problemas dos distritos, principalmente, a conservação das estradas para o escoamento da produção. “Eles deram a eleição, mas por que não deram as condições”, questiona o vereador, que foi subprefeito de Pains por 7 anos.

A opinião geral dos moradores dos distritos é de que, na situação de abandono em que se encontram atualmente, a nomeação seria a melhor opção. “A idéia da nomeação está evidente”, argumenta Derli Bortoluzzi, de Arroio do Só. O vereador Mortari explica que os moradores preferem que seja nomeado um morador do distrito e que o governo dê amparo para este subprefeito. “Como está não pode ficar”, explica Mortari. Com a experiência de quatro mandatos, Mortari diz que os subprefeitos não têm condução para deslocamento, orçamento próprio para pagar funcionários e, muitas vezes, têm que tirar dinheiro do próprio bolso para comprar uma lâmpada. “Como foi implantado eu sou contra”, conclui Mortari.

O prefeito Cezar Schirmer, reconhece os problemas apresentados pelos subprefeitos e promete pensar em uma solução que contemple as necessidades das comunidades dos distritos. “Nunca teve uma política para os distritos”, afirma Schirmer. O prefeito defende o estímulo à produção agrícola dos distritos e declara que seu governo terá uma política específica para o setor rural, com o objetivo de estimular o consumo da produção local. O prefeito explica que, se o produtor tiver renda, vai consumir mais na cidade. “Ganhamos todos, a cidade e a zona rural”, conclui Schirmer.

O secretário de Desenvolvimento Rural Rodrigo Menna Barreto, que participou da reunião desta manhã (16), disse que vai reunir-se com o secretário de Obras, Haroldo Pouey, para encaminhar as reivindicações dos moradores dos dois distritos. Menna Barreto afirma que a participação da Secretaria de Obras é fundamental, pois no que se refere às estradas, as máquinas são de fundamental importância. O secretário afirmou que será feito um levantamento criterioso das dificuldades, “mas a prioridade será para as estradas que escoam a produção dos distritos e as que são usadas pelo transporte escolar”.

 

Com informações do sítio da Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo