Destaque

TRABALHO. Em 30 anos, o país viu se reduzir em 100 mil o número de servidores públicos federais

Eram 710 mil; hoje são 610 mil. No mesmo período, população cresceu 30%

Concurso público e estabilidade são garantias de serviço público de qualidade, entendem entidades (foto Sintrajufe/RS)

Do site da Seção Sindical dos Docentes da UFSM

Nas últimas três décadas, o número de funcionários públicos no Brasil foi reduzido em 100 mil servidores. Na outra ponta, a população brasileira cresceu 30%. Em números redondos, a quantidade de funcionários públicos caiu de 710 mil para 610 mil. Ao mesmo tempo, a sociedade aumentou de 164 milhões para 211 milhões de pessoas. Proporcionalmente, isso significa que, 30 anos atrás, cada servidor atendia a 230 brasileiros. Atualmente, cada trabalhador é responsável por 345 pessoas: um aumento de 50% nesta proporção.

Os dados PUBLICADOS no portal ‘Congresso em Foco’ foram levantados em um trabalho conjunto realizado por: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef); Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae); Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese); e Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

O levantamento foi realizado como forma de contestar números divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre os custos com o funcionalismo público. De acordo com as entidades sindicais, a CNI — ao usar informações equivocadas para dizer que o Brasil é o sétimo país entre os 70 que mais gastam com servidores — tentou criar uma falsa narrativa para fortalecer a proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro, em tramitação no Congresso Nacional por meio da Proposta de Emenda à Constituição 32/2020.

Dieese: média salarial errada

O estudo elaborado pelo Dieese para contestar a divulgação feita pela CNI, aponta que a média salarial divulgada pela confederação está errada e que, tirando exceções que se concentram principalmente em carreiras como a de magistrados e parlamentares, 93% do funcionalismo brasileiro está no Executivo e têm média salarial de R$ 4,2 mil.

Conforme o Dieese, a estatística citada no estudo da CNI – da base de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) – se limita a servidores públicos em atividade, não incluindo aposentados. O departamento acrescenta ainda que, além desse erro “grosseiro”, a CNI “desconsidera que os dados do FMI não são bem padronizados, distorcendo a comparação entre países…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo