DestaqueSanta MariaUFSM

AMBIENTE. UFSM conquista 25º lugar do Brasil em ranking de sustentabilidade das universidades

No quesito transporte, instituição está em 5º lugar entre as federais do País

Da Coordenadoria de Comunicação Social / Por Maurício Dias (com imagem de Reprodução)

A Universidade Federal de Santa Maria é a 25ª instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil, conforme o GreenMetric 2020. No levantamento global, a instituição ficou na posição 524.O ranking criado pela Universidade da Indonésia avaliou, entre maio e outubro deste ano, seis indicadores relacionados à gestão ambiental.

Essa é a primeira vez que a UFSM participa do GreenMetric. A instituição se destaca na área de transportes, com a quinta posição entre as federais brasileiras e a nona entre as nacionais. A pista multiuso, o volume de bicicletas que circulam no campus, o transporte intracampus, os coletivos que trazem a comunidade para os campi, a sinalização que prioriza o pedestre e a instalação de um posto de recarga de veículo elétrico fazem parte do quesito.

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ísis Portolan, lembra de outras ações sustentáveis da UFSM, como a substituição de árvores exóticas por nativas, o recolhimento de água da chuva para regar plantas nas estufas, a instalação de usina fotovoltaica e o uso de apenas lâmpadas de LED nos ambientes internos e externos.

Além disso, a UFSM tem um bom desempenho geral em função das áreas e das localizações dos campi. Só em Santa Maria são mais de 1,8 mil hectares.

A gestão ambiental é um dos desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2016-2016 da UFSM. O desafio compreende o licenciamento ambiental, a política ambiental da instituição, a gestão dos resíduos sólidos, a adoção da logística reversa, a revitalização de áreas verdes, a gestão de esgotos e efluentes, a eficiência energética e uso de energias alternativas, a sustentabilidade hídrica e a educação ambiental. 

Compreenda o GreenMetric

O ranking avalia a sustentabilidade nas instituições de ensino a partir do conjunto de ações em seis áreas: configuração e infraestrutura, energia e mudança climática, gerenciamento do lixo, uso da água, transporte, educação e pesquisa. 

O representante de cada instituição preenche uma lista de questões sobre os seis temas. Importa a área verde disponível e até a localização do campus – se na zona urbana, suburbana ou rural. As respostas são mensuradas de forma estatística com pesos iguais para todos os quesitos.

O GreenMetric surgiu em 2010 como forma de estimular a sustentabilidade. No primeiro ano contou com 95 universidades de 35 nações. No último levantamento, houve a participação de 780 instituições de 85 países.

Destaque para a Holanda

Na lista das dez universidades mais sustentáveis, o GreenMetric destaca a Holanda com as posições 1, 7 e 8, respectivamente, para as universidades de Wageningen, Groningen e Leiden. 

Na Universidade de Wageningen, existe um programa de sustentabilidade robusto. Todas as novas construções utilizam uma série de diretrizes para causar o menor impacto ambiental possível. Existem 24 pontos de recarga para carros elétricos, geração de energia a partir de fontes alternativas acima da demanda da universidade, reutilização da água em todos os prédios e jardim cultivado com lixo orgânico. Além disso, 40% dos alimentos e bebidas disponíveis no campus são provenientes de produtores orgânicos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo