DestaqueRegião

CAÇAPAVA DO SUL. Prefeitura pretende comprar 50 mil doses da CoronaVac. O custo é de R$ 3 milhões

Imunizante ainda precisa de autorização da Anvisa para ser aplicado no Brasil

“Caçapava do Sul está se adiantando, para garantir estas doses à população”, fala o prefeito Giovani Amestoy (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O prefeito reeleito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy (PDT), anunciou a intenção de comprar 50 mil doses da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Life Science. A aquisição será feita via Fundação Butantan, tão logo o imunizante esteja disponibilizado. O Município tem cerca de 33 mil habitantes.

“Há uma série de desinformações aos municípios, sem garantia de quantas vacinas, de quem receberá e a partir de quando. Por isso o Município de Caçapava do Sul está se adiantando, para garantir estas doses à população, haja vista o desencontro de informações de quando iniciará e como se darão as vacinas através do Ministério de Saúde, Anvisa e órgãos de Saúde Federal”, afirma o prefeito.

Conforme o Executivo, há um memorando de entendimento entre a Prefeitura e a Fundação Butantan para a aquisição das vacinas. O valor estimado da compra é de quase R$ 3 milhões.

Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Caçapava do Sul, divulgado nesta sexta-feira (18), indica que o município possui 849 casos confirmados de covid-19 e 703 curados. Desde o início da pandemia, foram registrados 19 óbitos entre caçapavanos.

CoronaVac: a vacina deverá ser aplicada em duas doses, com um intervalo de duas semanas (Foto Divulgação)

A vacina

A aplicação da CoronaVac depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina encontra-se na Fase 3 de testes, última etapa antes do pedido de registro junto a autoridades regulatórias no país.

Conforme o Instituto Butantan, que desenvolverá a vacina no Brasil, o imunizante desenvolvido pela SinoVac é uma preparação feita com o novo coronavírus (SARS-COV-2) (cepa CZ02) cultivada em células Vero (um tipo de célula de rim de macaco).

Para produzir a vacina, o vírus é inativado, ou seja, se colocam substâncias químicas para que o vírus não seja capaz de infectar, ficando “morto”, sem poder causar doença. Depois é acrescentado a ele o hidróxido de alumínio, que é uma substância já bem conhecida como adjuvante para que a vacina gere anticorpos nas pessoas vacinadas.

O esquema de vacinação do estudo é de duas doses de vacina com um intervalo de 14 dias entre elas. A vacina é aplicada por via intramuscular.

“As vacinas do Butatan estão chegando”, diz Doria

Na manhã desta sexta-feira (18), mais de 2 milhões de doses da CoronaVac chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Conforme o governo Paulista, o Butantan já possui 3,12 milhões de unidades para uso imediato tão logo haja autorização da Anvisa.

A produção local também já começou, com a chegada de matéria-prima para envase e rotulagem na fábrica de imunizantes do instituto.

O governador João Doria (PSDB) acompanhou a chegada das novas doses e disse que ela não será restrita ao seu Estado.

“As vacinas do Butantan estão chegando para serem utilizadas, imunizando milhões de brasileiros em São Paulo e em outros estados também. Esta é a vacina da vida, esta é a vacina que salva”, afirmou o tucano.

Entenda a diferença entre a Fundação e o Instituto Butantan

A Fundação Butantan é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 31 de maio de 1989, para apoiar o Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pelo desenvolvimento de suas atividades científicas, tecnológicas, culturais e educacionais e na produção de imunobiológicos destinados ao Ministério da Saúde.

A fundação possui procedimentos próprios de uma entidade de natureza privada e, para alcançar seus objetivos, pode firmar convênios, contratos, acordos, termos de parceria e outros instrumentos correlatos, com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, com a interveniência do Instituto Butantan.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo