DestaqueEsporte

FUTEBOL. Há 42 anos, Inter-SM derrotava o Vasco, no Estádio Presidente Vargas, pela “Taça de Ouro”

Alvirrubro bateu o Cruzmaltino pelo placar de 3 a 0, na Baixada Melancólica

Time de Roberto Dinamite (à direita) não conseguiu balançar as redes com o goleiro Vlamir (deitado) na baliza santa-mariense

Por Pedro Pereira / com fotos e informações do Almanaque dos 80 anos do Inter-SM, escrito por Candido Otto da Luz

Nesta segunda-feira (25), completam-se 42 anos do triunfo do Inter de Santa Maria sobre o Vasco da Gama, por 3 a 0, no Estádio Presidente Vargas – definido à época pelo jornal A Razão, descontinuado em fevereiro de 2017, como “a maior vitória do futebol de Santa Maria”. O resultado foi válido pela 2ª fase da Taça de Ouro de 1982, torneio equivalente ao Campeonato Brasileiro Série A dos dias de hoje.

O time na ocasião era comandado por Tadeu Menezes, com o apoio do preparador físico Flávio Pereira, o Vela, e teve a seguinte escalação para o confronto diante do Gigante da Colina, na Baixada Melancólica: Vlamir; Foguinho, Roberto, Donga (Danúbio) e Sadi; Hélio Oliveira, Robson e Valdo; Francisco (Guinga), Nei e Toninho. Robson, Toninho e Valdo foram os autores dos gols. Embora não tenha entrado em campo, o atacante Chicota também fazia parte do grupo. Tito Rodrigues foi o árbitro do jogo.

O Vasco, por outro lado, contava com atletas históricos como o goleiro Mazarópi, que venceria um ano depois a Libertadores e o Mundial pelo Grêmio, e o artilheiro Roberto Dinamite, maior goleador do clube carioca, que terminou a carreira com 708 tentos marcados. O treinador era Antônio Lopes., campeão da Copa do Mundo de 2002 com o Brasil na função de coordenador técnico.

Relembre a campanha

Em 29 de novembro de 1981, o Inter-SM garantiu o título de Campeão do Interior em cima do São Borja, por 1 a 0, com gol de Valdo, e confirmou a classificação à edição de 1982 da Taça de Ouro. Na 1ª fase, disputada em turno e returno, o Alvirrubro foi alocado no grupo H junto do Anapolina (Goiás), do Londrina (Paraná), do Joinville (Santa Catarina) e do XV de Novembro (São Paulo).

Com 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, a agremiação santa-mariense avançou à próxima etapa com a 3ª colocação. Confira abaixo os resultados da equipe, até então.

Joinville 0 X 3 Inter-SM, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho – 20 de janeiro

Inter-SM 2 X 1 XV de Novembro, no Estádio Presidente Vargas – 24 de janeiro

Inter-SM 0 X 0 Anapolina, no Estádio Presidente Vargas – 28 de janeiro

Londrina 3 X 0 Inter-SM, no Estádio do Café – 31 de janeiro

XV de Novembro 1 X 1 Inter-SM, no Estádio Zezinho Magalhães – 3 de fevereiro

Anapolina 3 X 1 Inter-SM, no Estádio Jonas Duarte – 6 de fevereiro

Inter-SM 2 X 2 Londrina, no Estádio Presidente Vargas – 10 de fevereiro

Inter-SM 3 X 3 Joinville, no Estádio Presidente Vargas – 17 de fevereiro

Na 2ª fase, o Inter de Santa Maria ficou no grupo J ao lado do América (Rio de Janeiro), do Operário (Mato Grosso do Sul) e, enfim, do Vasco da Gama. Contudo, apesar de triunfo sobre o Cruzmaltino, o Alvirrubro não teve sucesso e acabou eliminado na última posição da chave com 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Veja abaixo como terminaram as partidas.

Inter-SM 1 X 0 Operário, no Estádio Presidente Vargas – 28 de fevereiro

América 3 X 0 Inter-SM, no Estádio Maracanã – 6 de março

Vasco 7 X 0 Inter-SM, no Estádio São Januário – 10 de março

Inter-SM 0 X 1 América, no Estádio Presidente Vargas – 14 de março

Operário 0 X 0 Inter-SM, no Estádio Pedro Pedrossian – 20 de março

Inter-SM 3 X 0 Vasco, no Estádio Presidente Vargas – 25 de março

Ingresso da partida entre Inter de Santa Maria e América, do Rio de Janeiro, no Maracanã

Esta etapa, inclusive, ficou marcada por ter sido a primeira e única vez que a equipe da Baixada Melancólica entrou no campo do Maracanã, maior estádio do país em capacidade até o momento. Com os resultados, o clube de Santa Maria deu adeus à competição na 22ª colocação da tabela geral. Do grupo J, Vasco e Operário avançaram à 3ª fase. A grande final foi decidida entre Grêmio e Flamengo, com o segundo sendo declarado campeão da Taça de Ouro de 1982.

No dia 13 de fevereiro daquele ano, o Inter-SM ainda conseguiu aproveitar uma folga antes do jogo diante do América para realizar um amistoso na cidade de Santa Bárbara do Sul, contra a Seleção Municipal. No Estádio Municipal Engenheiro José Antônio Dumoncel, o Alvirrubro triunfou por 4 a 1 com gols de Romário, Robson, Chicota e Gérson.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Eu não perdia jogo do nosso Interzinho. Mas justamente naquele dia, saí da UFSM, de moto, em direção ao Presidente Vargas e no caminho, na faixa de Camobi sofri um acidente que me impossibilitou de assistir ao jogo. Mesmo depois de 42 anos, ainda lamento o acontecido. Nem tanto pelo acidente que não teve maior gravidade, mas por ter perdido a maior vitória do nosso querido Coloradinho!

    1. Obrigado por compartilhar a História do Inter de Santa Maria.

      Madrugada de terça feira, 26/03/2024.
      O Juventude vence o Internacional nos pênaltis e chega a final do Campeonato Gaúcho de 2024.
      Faziam 8 anos que o Juventude não chegava a final do Gaúchão. A última vez na qual o Juventude chegou na final foi em 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo