Arquivo

Câmara. Além da Presidência, disputa também é grande por outras 10 vagas da Mesa Diretora

Há, obviamente, maior visibilidade pública (e política) na disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados. O atual ocupante do cargo, e que nele quer permanecer, é Aldo Rebelo, do PC do B de São Paulo. Já foi, não é mais, o favorito. Hoje, o mais cotado, looonge, para sucedê-lo, é Arlindo Chinaglia, do PT paulista.

Há, porém, intensa disputa em torno dos outros 10 cargos da Mesa Diretora. São o vice-presidente, o corregedor, quatro secretarias e quatro suplentes, distribuídos aos partidos, conforme sua proporcionalidade. Quer dizer, essa é a idéia. E tem funcionado, invariavelmente, desta maneira.

No entanto, como mostra reportagem do “Congresso em Foco”, especializado em política, citando a Folha de São Paulo, não obstante o fato de as maiores agremiações (PT, PMDB e PSDB) já terem acertado os cargos principais – Presidente, Vice e 1º Secretário – há intensa disputa pelas demais posições de comando da Câmara. Confira:

”Disputa paralela pelas outras 11 cadeiras

Não é só a presidência da Câmara a razão pela disputa entre os parlamentares. Os 11 cargos da Mesa Diretora também despertam os interesses dos deputados. Dessas, a vice-presidência, a primeira secretaria e a corregedoria fazem parte de negociações, de acordo com matéria da Folha de São Paulo.

A vice-presidência, por exemplo, fez parte do acordo entre PT e PSDB para definir o apoio tucano ao candidato petista Arlindo Chinaglia (SP). Para ocupar a cadeira, o nome mais cotado é do deputado Nárcio Rodrigues (MG), afilhado político do governador mineiro, Aécio Neves (PSDB).

O primeiro-secretário, responsável por controlar a criação de cargos, definição sobre obras e licitações, é cogitado para ficar com o PMDB. A indicação do partido deverá ser do deputado Wilson Santiago (PB). As cadeiras da corregedoria e da segunda vice-presidência também são visadas pelo PSDB e pelo PFL. Os demais partidos que ainda têm direito a um assento, de acordo com a regra da proporcionalidade, almejam…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do “Congresso em Foco” na internet, no endereço http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=13873.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo