Santa Maria

TEMPORAL. Milhares seguem sem luz em Sta Maria

POR MAIQUEL ROSAURO

Santa Maria registrou uma grande quantidade de fios e árvores caídas. Foto Prefeitura de Santa Maria
Santa Maria registrou uma grande quantidade de fios e árvores caídas devido ao temporal. Foto Tubias Calil / Prefeitura de SM

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada de quinta-feira (15) deixou, pelo menos, 30 mil clientes sem energia elétrica em Santa Maria. Uma destas pessoas é o editor deste sítio, Claudemir Pereira, que está há mais de 24 horas sem luz em sua residência, o que o impossibilitou de atualizar a página neste período.

Conforme a AES Sul, no Estado são 300 mil clientes sem energia elétrica. Durante o vendaval, o Departamento de Meteorologia da Base Aérea registrou picos de 96 km/h em Camobi e até 110 Km/h na cidade, o que ajuda a entender a magnitude do problema.

A Prefeitura de Santa Maria montou uma força tarefa para minimizar os danos, mas até o final da tarde de ontem ainda não havia uma dimensão precisa do quadro de prejuízos coletivos.

“A situação está sob controle, mas é impossível atender simultaneamente todos os pedidos que nos chegam; trabalhamos com a urgência de atender pessoas que de uma hora para outra ficaram no relento, sem teto e sem chão; trabalhamos para liberar ainda que minimamente ruas interrompidas com árvores caídas; distribuímos imediatamente mais de 10 mil metros quadrados de lonas plásticas em menos de duas horas”, explicou o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil.

Para o prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, “é impressionante a quantidade de árvores e fios caídos, mas desde sexta-feira estamos trabalhando e apoiando a população até onde é possível, com prioridade para os lugares com mais prejuízos; agora, já distribuímos mais de 12 mil metros de lonas para cobrir, emergencialmente, as casas destelhadas; além disso, em uma grande demonstração de solidariedade coletiva, transferimos os donativos que estavam no Guarani Atlântico para o CDM”, relatou o chefe do Executivo.

Considerando a situação bastante grave e o momento bastante apreensivo o prefeito ponderou: “eu quero tranquilizar a população, que tudo que é possível está sendo feito, não há economia em despesas necessárias, nós vamos disponibilizar recursos para o que for preciso para assistir a comunidade” assegurou Schirmer.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo