DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Santa-marienses solidários, Fogo Simbólico extinto, calendário de plantio da soja

Ainda: prazo para vagas remanescentes da UFSM e os cursos técnicos do IFFar

Além da sede da Defesa Civil e do CDM, também estão recebendo doações para os atingidos pela chuva dos últimos dias no Rio Grande do Sul, a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Regional de Bombeiros (Foto João Alves/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Desde as primeiras horas da manhã e durante todo o dia chegaram donativos aos pontos de coleta da Prefeitura destinados os atingidos pelo temporal no Estado.

* Equipes da Defesa Civil do Município, das secretarias de Esporte e Lazer e Desenvolvimento Social, voluntários da Cruz Vermelha Brasileira e de Bombeiros trabalham numa força-tarefa no CDM.

* Segundo superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, conforme as roupas e calçados chegam no CDM, uma equipe já faz a separação por tamanho. Nesta sexta-feira, colaboradores do Banco de Alimentos vão começar a separar e organizar os alimentos.

Prefeito Jorge Pozzobom, o General Paulo Pimentel e o presidente do Legislativo, vereador Givago Ribeiro, extinguem o Fogo Simbólico (Foto João Alves/Prefeitura)

* Foi extinto na manhã desta quinta-feira (7) o Fogo Simbólico, encerrando oficialmente a Semana da Pátria.

* A cerimônia organizada pela Comissão Executiva da Semana da Pátria em Santa Maria aconteceu na Praça do Mallet com a presença de autoridades civis e militares.

* Em seu discurso, o destaque do prefeito ficou no acerto em se cancelar o desfile cívico-militar, tanto em solidariedade às vítimas do Vale do Taquari quanto pela possibilidade da chuva forte.

* Temporariamente, o setor de Alvarás e a Junta Comercial estão sem telefones, informa a Prefeitura. Motivo: mudança.

* Não tem feriadão para quem quer entrar na UFSM. Candidatos aptos às vagas complementares têm até as 23h59 de domingo (10) para enviar documentação. Confira as orientações.

* A UFSM publicou na terça-feira (5) a lista de pessoas aptas a realizar a habilitação para a Chamada Oral Presencial do Edital de Vagas Complementares da UFSM, oriundas do Sisu e do Vestibular.  

* A Chamada Oral Presencial acontecerá na próxima segunda-feira (11), no Centro de Convenções da UFSM para os cursos de todos os campi. A entrada de candidatos habilitados e procuradores no prédio se dará das 16h às 17h.

* Já o Instituto Federal Farroupilha abre inscrições para cursos técnicos dirigidos a quem completou o Ensino Médio regular e busca qualificação.

* São 760 vagas em cursos gratuitos presenciais e à distância. As inscrições (também gratuitas) devem ser realizadas de 5 de setembro a 8 de outubro.

* Não é realizada prova para selecionar candidatos. Ela se dá por meio de sorteio eletrônico, transmitido ao vivo, no dia 30 de outubro. A 1ª chamada será realizada no dia 1º de novembro. As aulas iniciam no primeiro semestre de 2024.

Reunião híbrida entre Ministério e Secretaria Estadual de Agricultura e entidades do setor produtivo debateu calendário da soja no Rio Grande do Sul (Foto Júlio Chagas/Seapi)

* Está em debate entre as entidades do setor a mudança no calendário de semeadura da soja no Estado. Uma proposta foi apresentada ao Ministério da Agricultura nesta semana.

* Isto por que o MAPA determinou redução de 140 para 100 no período em que o plantio pode acontecer no Rio Grande do Sul. As entidades e a Seapi defendem que a janela seja de 130 dias. Ou, no mínimo, 120 dias.

* Áreas onde há culturas de inverno ou rotação com milho, ou mesmo situações climáticas adversas, podem atrasar a entrada da soja, explica o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti. 

* “Nesse sentido, estamos buscando ampliar a janela de plantio em algumas regiões, bem como definir excepcionalidades para produtores que não conseguirem semear nos prazos definidos”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo