DestaqueEstadoMemóriaPolítica

MEMÓRIA. Morre o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. Ele estava hospitalizado desde quarta

Conheça um pouco da trajetória do veterano político do Rio Grande do Sul

Telmo Kurst lutava contra um câncer e passou mal na manhã da última quarta-feira, quando foi hospitalizado (foto Reprodução)

Da redação do portal GAZ, de Santa Cruz do sul

Depois de mais de dois anos lutando contra um câncer, morreu na noite deste domingo, 20, no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, o prefeito Telmo Kirst, de 76 anos. Por volta das 9 horas da última quarta-feira, 16, ele passou mal no escritório particular na Rua Gaspar Silveira Martins. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou Telmo ao Hospital Ana Nery (HAN).
O falecimento foi confirmado pela Secretaria de Comunicação de Santa Cruz às 21h51 deste domingo.

“Descansaram para esse mundo, após dois anos lutando contra um câncer, os olhos azuis de Telmo Kirst. Nunca estamos preparados para perder alguém que amamos, mas que tenhamos força para suportar essa dura contrariedade da vida. A história dele ficará nos corações de todos nós. Suas últimas palavras foram ‘Vamos adiante!’”, diz o comunicado, que é assinado pelo secretário de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, que acompanhou de perto os últimos dias de Telmo.

Caçula de três filhos de um casal de comerciantes, Pedro Kirst e Olinda Kirst, Telmo nasceu em Santa Cruz no dia 7 de abril de 1944. Cresceu em uma casa na Rua Gaspar Silveira Martins, a mesma que lhe serviu de escritório político e refúgio.
O despertar para a política aconteceu cedo: o pai integrava o diretório do PSD e era amigo de figuras políticas importantes da vida pública santa-cruzense em meados do século passado. Na formação acadêmica, cursou direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria, tendo exercido a presidência do diretório acadêmico do curso.

Com menos de 30 anos, elegeu-se vereador. Sete anos depois, interrompeu o segundo mandato na Câmara para migrar ao Congresso Nacional, onde permaneceu por mais de duas décadas. 
Durante um período, dividiu-se entre deputado federal e vice-prefeito de Arno Frantz, um de seus aliados mais próximos. Além disso, por duas ocasiões trocou o Legislativo pelo Executivo: foi secretário estadual de Transportes no governo Jair Soares (na década de 80) e secretário de Obras no governo Antônio Brito (na década de 90). No início dos anos 2000, ainda teve uma passagem pela Assembleia Legislativa. 

Antes de voltar à política municipal e ao PP (depois de alguns anos filiado ao PMDB), presidiu a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no governo Rigotto e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) no governo Yeda Crusius. Em 2012, garantiu ao PP uma vitória para a Prefeitura, o que não acontecia desde 1992, sendo reeleito em 2016. Já em 2019, Telmo deixou o PP depois de mais de quatro décadas, após um ciclo de atritos e desgastes, e assinou a filiação ao PSD.
Telmo Kirst casou-se com Teresa Cristina Kirst, com quem teve quatro filhos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo