PREFEITURA. Governo licitará, nesta quarta (16), curso de gestão e personalidade. Custo: R$ 286,1 mil
Curso de Eneagrama terá como público-alvo servidores da Educação
Por Maiquel Rosauro
A Prefeitura de Santa Maria realizará, nesta quarta-feira (16), pregão eletrônico para contratação de empresa que aplique um curso de treinamento Eneagrama de gestão e personalidade – covid-19. O valor previsto no edital é R$ 286.118,00.
O Termo de Referência indica que o curso terá carga horária total de 15 horas e deverá ser ministrado online e com atendimento individual dentro do período de quatro meses.
“A contratação de Empresa que forneça o Curso de treinamento ENEAGRAMA se justifica por ser especializada em serviço técnico profissional de aperfeiçoamento de pessoal e competências através do curso de treinamento de Gestão e Personalidade, que apresente estrutura e de atendimento personalizado com consultoria individual presencial na cidade de Santa Maria/RS”, diz trecho da Justificativa presente no edital.
A Justificativa ainda indica que o curso será direcionado aos educadores de Santa Maria.
“Há a necessidade no momento atual em que estamos vivendo com a pandemia do COVID 19 de oferecermos suporte a todos gestores da Rede Municipal de Ensino assim como segmentos da mantenedora. Tal apoio será oferecido aos diretores e vice diretores das escolas da Rede, coordenadores e algumas pessoas das superintendências da Secretaria de Município da Educação e também dos segmentos NTEM e PRAEM”, informa o edital.
Eneagrama
A palavra “Eneagrama” é uma junção de dois termos (Enea = Nove; Grama = esquema, gráfico). É tradicionalmente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referindo os nove tipos de personalidade que considera. É um sistema dinâmico, pois não considera a pessoa humana presa a determinismo ou a esquemas fixos.
Conforme o Sebrae, o curso de eneagrama possibilita: aumento da auto percepção e do auto gerenciamento (pensar, sentir, agir), pistas para desenvolvimento das potencialidades, aprender a lidar com seus limites, melhoria nos relacionamentos, gerir melhor os conflitos, comunicação clara e feedback positivo, trabalhar melhor em equipe, entender a sua real motivação e das outras pessoa e desenvolvimento de competências essenciais e situacionais de liderança.
Dinheiro jogado fora. Deve ser Cladistone, o indigesto, fazendo um agrado para os professores que votaram nele. Muito pouco tem a ver com gestão. Alás, 99% do que se le na área de gestão é picaretagem.