Por Maiquel Rosauro
Restinga Sêca está prestes a inaugurar um parque termal de águas salgadas. O Termas Romanas Recanto Maestro inicia a pré-venda de ingressos em 12 de dezembro, com abertura prevista para o dia 18 deste mês. O resort, de cerca de 150 hectares, tem oito piscinas, sendo seis para banho e duas ornamentais.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Jairo Dalla Rosa do Nascimento, uma piscina possui água doce e é direcionada para as crianças, enquanto as outras são salgadas, provenientes de água oceânica.
“O poço está a 1.124 metros de profundidade, numa formação chamada Rio Bonito e tem origem no Paleoceano (primeira época da era Cenozoica, pós-extinção dos dinossauros), datado de mais ou menos 290 milhões de anos”, explica Nascimento.
A água jorra a uma temperatura de 42ºC. Dependendo do clima, as piscinas externas manterão a água com cerca de 35ºC, enquanto as internas irão variar de 37º a 42ºC.
Após passar pelas piscinas, a água é direcionada para um complexo de bacias onde recebe tratamento com ozônio e é injetada novamente na Formação Rio Bonito. Durante a apresentação, o engenheiro chamou atenção para a turbidez da água.
“Ela sai completamente cristalina do poço, mas devido a presença de vários metais e em contato com o oxigênio ela oxida e tem uma leve mudança na coloração. A tendência, com o passar dos anos, é de que isso vá diminuindo”, explicou.
O empreendimento contará com espaços para banho de sol, tobogãs na piscina das crianças, ofurôs, SPA, entre outras atrações. Será lançado um site para compra de ingressos, que em dezembro custarão R$ 100 para acesso diário. A partir de janeiro, o valor será R$ 110.
Embora a abertura esteja prevista para o dia 18 de dezembro, a inauguração ainda vai depender da situação da pandemia de covid-19. Hoje, a região está sob a bandeira vermelha do Programa de Distanciamento Controlado do governo do Estado.
Turismo
O prefeito reeleito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno (MDB), explicou que o Município foi parceiro do empreendimento desde sua apresentação, em 2017, isentando a obra de impostos sobre serviços e diminuindo as alíquotas de turismo como forma de incentivo ao resort.
“O Município de Restinga tem um papel quase fundamental, dentro das nossas possibilidades, de não atravancar e não gerar empecilhos enquanto gestão, Município e Poder Público, e sim incentivar ao máximo esses empreendimentos. Foi esse nosso intuito nesse mandato e será no próximo”, explicou o emedebista.
Salerno ainda destacou que o complexo ajudará a consolidar o Geoparque da Quarta Colônia diante da Unesco, o que será um diferencial para organizar o turismo na região.
“As oportunidades que estão sendo geradas a partir do parque termal, como empregos e renda, criam na região Central e, em Restinga Sêca, uma nova matriz produtiva, que é a matriz do turismo”, avalia o prefeito.
Investimentos futuros
O presidente da Calçados Beira-Rio, Roberto Argenta, é o empresário responsável pelo parque termal. Ele anunciou que novos empreendimentos serão, em breve, inaugurados no Recando Maestro.
“Aqui é uma etapa que terá continuidade. Em mais duas semanas, teremos o SPA do azeite, engarrafamento da água termal para venda em farmácias, restaurante panorâmico com uma vista linda para as oliveiras e para a represa, um shopping ao lado a estrada e uma praça”, afirmou.
Também é prevista uma fábrica de azeite. Os primeiros 100 mil litros devem ser produzidos entre março e abril de 2021.
Já extive em várias águas termais e o preço em outras são mais asesiveis mas parabéns pelo projeto muito lindo ..
Na terá hotel?
Bom dia !!
Achei um pouco alto o valor do ingresso, espero que seja só no início e que depois fique mais acessível.
Frequentei termas em machadinho e marcelino ramos e os valores estão bem abaixo, 25 ou 30 reais por dia.
É minha modesta opinião.