DestaqueRegião

RESTINGA SÊCA. Prevista para 18 de dezembro a inauguração das Termas Romanas Recanto Maestro

Abertura dependerá das condições sanitárias vigentes em razão da pandemia

O complexo inédito em Restinga Sêca, na região Central do Rio Grande do Sul, ocupa total de cerca de 150 hectares (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Restinga Sêca está prestes a inaugurar um parque termal de águas salgadas. O Termas Romanas Recanto Maestro inicia a pré-venda de ingressos em 12 de dezembro, com abertura prevista para o dia 18 deste mês. O resort, de cerca de 150 hectares, tem oito piscinas, sendo seis para banho e duas ornamentais.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Jairo Dalla Rosa do Nascimento, uma piscina possui água doce e é direcionada para as crianças, enquanto as outras são salgadas, provenientes de água oceânica.

“O poço está a 1.124 metros de profundidade, numa formação chamada Rio Bonito e tem origem no Paleoceano (primeira época da era Cenozoica, pós-extinção dos dinossauros), datado de mais ou menos 290 milhões de anos”, explica Nascimento.

A água jorra a uma temperatura de 42ºC. Dependendo do clima, as piscinas externas manterão a água com cerca de 35ºC, enquanto as internas irão variar de 37º a 42ºC.

Após passar pelas piscinas, a água é direcionada para um complexo de bacias onde recebe tratamento com ozônio e é injetada novamente na Formação Rio Bonito. Durante a apresentação, o engenheiro chamou atenção para a turbidez da água.

“Ela sai completamente cristalina do poço, mas devido a presença de vários metais e em contato com o oxigênio ela oxida e tem uma leve mudança na coloração. A tendência, com o passar dos anos, é de que isso vá diminuindo”, explicou.

O empreendimento contará com espaços para banho de sol, tobogãs na piscina das crianças, ofurôs, SPA, entre outras atrações. Será lançado um site para compra de ingressos, que em dezembro custarão R$ 100 para acesso diário. A partir de janeiro, o valor será R$ 110.

Para o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, parque termal gera oportunidade para toda a região da Quarta Colônia (Foto Divulgação)

Embora a abertura esteja prevista para o dia 18 de dezembro, a inauguração ainda vai depender da situação da pandemia de covid-19. Hoje, a região está sob a bandeira vermelha do Programa de Distanciamento Controlado do governo do Estado.

Turismo

O prefeito reeleito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno (MDB), explicou que o Município foi parceiro do empreendimento desde sua apresentação, em 2017, isentando a obra de impostos sobre serviços e diminuindo as alíquotas de turismo como forma de incentivo ao resort.

“O Município de Restinga tem um papel quase fundamental, dentro das nossas possibilidades, de não atravancar e não gerar empecilhos enquanto gestão, Município e Poder Público, e sim incentivar ao máximo esses empreendimentos. Foi esse nosso intuito nesse mandato e será no próximo”, explicou o emedebista.

Salerno ainda destacou que o complexo ajudará a consolidar o Geoparque da Quarta Colônia diante da Unesco, o que será um diferencial para organizar o turismo na região.

“As oportunidades que estão sendo geradas a partir do parque termal, como empregos e renda, criam na região Central e, em Restinga Sêca, uma nova matriz produtiva, que é a matriz do turismo”, avalia o prefeito.

Temperatura da água nas piscinas salgadas varia de 35º a 42ºC. Novos empreendimentos serão em breve inaugurados (Foto Divulgação)

Investimentos futuros

O presidente da Calçados Beira-Rio, Roberto Argenta, é o empresário responsável pelo parque termal. Ele anunciou que novos empreendimentos serão, em breve, inaugurados no Recando Maestro.

“Aqui é uma etapa que terá continuidade. Em mais duas semanas, teremos o SPA do azeite, engarrafamento da água termal para venda em farmácias, restaurante panorâmico com uma vista linda para as oliveiras e para a represa, um shopping ao lado a estrada e uma praça”, afirmou.

Também é prevista uma fábrica de azeite. Os primeiros 100 mil litros devem ser produzidos entre março e abril de 2021.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Bom dia !!
    Achei um pouco alto o valor do ingresso, espero que seja só no início e que depois fique mais acessível.
    Frequentei termas em machadinho e marcelino ramos e os valores estão bem abaixo, 25 ou 30 reais por dia.
    É minha modesta opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo