DestaqueEducaçãoSanta Maria

UFSM. Orçamento ‘2021’ segue com corte de 18%

Pró-Reitoria avalia que se o ano for “normal”, recursos alcançam até agosto

Pró-Reitoria de Planejamento calcula que, se aulas forem presenciais, verba para custeio não dura até fim do ano (foto Raquel Moraes)

Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM / por Fritz R. Nunes

O orçamento da UFSM para o próximo ano está com uma previsão de 18,5% a menos, o que representa, em termos nominais, uma queda de R$ 25 milhões quando comparado a 2020 na parte de custeio da instituição. Conforme o titular da pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Joeder Campos Soares, caso o ano de 2021 seja “normal”, ou seja, com as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, os recursos possivelmente alcancem somente até o mês de agosto. Contudo, o pró-reitor afirma que, sem saber como será a evolução da pandemia da Covid-19 e seus efeitos no cotidiano da instituição, fica difícil precisar se a verba será suficiente ou insuficiente.

Joeder Campos ressalta que os reitores, através da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) estão pressionando junto ao Congresso Nacional para que essa previsão orçamentária do governo federal seja revista. Contudo, diz o pró-reitor, para além da possibilidade de emendas orçamentárias, seria necessário que os parlamentares tomassem para si a questão de recompor o orçamento das Instituições.

Em relação ao orçamento de 2020, que já havia sofrido uma secção, o pró-reitor disse que ele foi repassado de forma integral pelo governo. E, em função de que praticamente não ocorreram aulas presenciais este ano, tendo em vista que forram suspensas ainda em meados de março devido à pandemia, os recursos acabaram sendo direcionados para outras ações, com investimento bastante grande, por exemplo, em TI (Tecnologia da Informação) e em outras adequações na parte de infraestrutura, já pensando no próximo ano.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo