DestaqueUFSM

UFSM. Sessão solene do Conselho Universitário comemora os 60 anos de existência da instituição

No ato desta sexta, ainda a presença da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

O reitor Paulo Burmann, na solenidade, também lembrou que mais de 50% de toda a produção científica da UFSM é feita por mulheres

Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm / Por Bruna Homrich (texto e prints)

A reunião do Conselho Universitário (Consu) da UFSM na manhã desta sexta-feira, 18, foi bem diferente das usuais. De caráter solene, o encontro teve como objetivo central homenagear a instituição por ter completado, em 14 de dezembro, 60 anos de existência. A Sedufsm esteve representada na atividade pela professora Marian Noal Moro.

De início, a jornalista Mariana Henriques, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, apresentou os nove eixos que estruturam o Relatório da Covid-19, disponível para download no site www.ufsm.br/coronavirus.

Tendo sido construído desde maio deste ano, o documento não tem por objetivo apresentar resultados prontos, visto que, como a pandemia não acabou, diversos projetos e pesquisas ainda estão em andamento. A ideia foi mapear as principais iniciativas da universidade para auxiliar no combate ao novo coronavírus nos mais variados âmbitos.

Alguns exemplos citados foram as campanhas solidárias; o Dique Covid Ufsm e o Disque Covid Ufsm – Acolhe Mulheres; o Observatório da Covid-19; a realização de quase 40 mil testes de Covid-19; a produção de álcool em gel e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); a recuperação, adaptação e desenvolvimento de respiradores; os editais de fomento a ações de combate à Covid-19; programações culturais e educativas virtuais; auxílio transporte aos (às) estudantes que desejassem retornar às suas localidades de origem e auxílio àqueles (as) que ficaram nas moradias estudantis; cursos de capacitação e projetos de qualidade de vida do (a) servidor (a); dentre outras iniciativas.

Vídeos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria – num deles, em parceria com a banda Magical Mistery – também compuseram a homenagem

60 anos

Em dois momentos da sessão solene do Consu – que pode ser vista, na íntegra, aqui – foram exibidos vídeos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Num deles, em parceria com a banda Magical Mistery, é interpretada a canção “Here Comes The Sun”, dos Beatles. Os materiais foram produzidos como parte de uma série de homenagens aos 60 anos da UFSM. Quem quiser ver mais conteúdos sobre a data pode acessar www.ufsm.br/60-anos-ufsm.

Ainda durante a sessão foi apresentada a placa alusiva ao aniversário de 60 anos, cuja inscrição diz: “Há 60 anos construindo laços com a comunidade, através do ensino, da pesquisa e da extensão de excelência”. A placa ficará na entrada do campus sede da UFSM e será inaugurada quando as condições sanitárias permitirem.

Ao final, o reitor Paulo Burmann realizou um agradecimento especial aos (às) profissionais de saúde e pesquisadores (as) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) que vêm atuando na linha de frente do combate à Covid-19…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo