Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Economia

EUROPA. Prefeito e empresários apresentam os resultados da missão santa-mariense

POR MAIQUEL ROSAURO
Texto: Fabricio Minussi
Foto: João Vilnei

O prefeito Cezar Schirmer e o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, realizaram, na manhã de terça-feira (7), a apresentação dos resultados obtidos pela missão empresarial santa-mariense na Europa. Liderada pelo chefe do Executivo, a comitiva esteve entre os dias 23 de janeiro e 4 de fevereiro, prospectando investimentos e parceiros comerciais na Espanha (País Basco) e Portugal, com enfoques para empresas e indústrias com ações de produtividade voltadas ao meio ambiente com processos sustentáveis, e na fruticultura, com destaque para a produção de cítricos.

Da esquerda à direita: Luiz Fernando Pacheco, Cezar Schirmer e Giovano Manica

O secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, o diretor de Gabinete do Prefeito, Rogério de Assis Brasil, o superintendente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Diogo De Gregori, e a vereadora Maria de Lourdes Castro participaram da missão e do balanço feito por Schirmer na manhã desta terça. A apresentação dos resultados da viagem ocorreu nas dependências do Auditório da Cacism, no 6º andar do Edifício Cirilo Costa Beber.

Os empresários que integraram a missão também participaram da reunião, que encerrou com uma entrevista coletiva à imprensa, quando Schirmer fez um balanço da viagem e apresentou as principais ações e encaminhamentos dados durante os encontros, visitas às plantas industriais e rodadas de negócios com empreendedores europeus interessados em investir em novos mercados, entre eles, o da América Latina, utilizando Santa Maria como porta de entrada para prospecção de novos empreendimentos.

O encontro foi aberto pelo presidente da Cacism que, em nome da comunidade empresarial santa-mariense, agradeceu ao prefeito pela oportunidade proporcionada aos empreendedores locais, que puderam conhecer novos conceitos e processos produtivos, parques tecnológicos, além de estreitar relações com empresas e indústrias ligadas a gestão ambiental.

Schirmer retribuiu o agradecimento, enaltecendo o alto nível de prospecção levada a campo pelo empresariado santa-mariense em território espanhol. O prefeito fez questão de transmitir aos presentes a experiência da cidade de Bilbao, no País Basco, que mudou radicalmente o seu perfil econômico voltado para a indústria naval e hoje se constitui num exemplo de desenvolvimento sustentável, com uma população que possui alto padrão de vida puxado pela atividade turística.

“Eles não tiveram medo e mostraram vontade política para transformar um modelo econômico nocivo em exemplo de sustentabilidade. O investimento feito em turismo e áreas de lazer transformou Bilbao numa referência para o restante da Europa. Digo isso, pois é preciso acreditar que Santa Maria também pode se desenvolver, trazendo investimentos e proporcionando mais qualidade de vida à população”, comentou o prefeito.

Logo após sua manifestação, Schirmer apresentou um relato das agendas desenvolvidas no País Basco, na Espanha e em Portugal.

Clique aqui e acesse o arquivo em PDF com o relatório da missão.

Integrantes da missão

Cezar Augusto Schirmer
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Marcos Ugalde de Araujo Goes
Sustentasul Consultoria Ambiental

Gilson Tadeu Amaral Piovezan Júnior
GR2 – Gestão De Resíduos Sólidos

Marçal Paim da Rocha
Químea

Juliana Vidal Marcon
Destina Soluções em Resíduos

Sonia de Avila Botton
UFSM

Diogo De Gregori
Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

Lucas Fernandez Robinson
Robinson, Bernardes & Dias Advogados

Rogério Carvalho de Assis Brasil
Diretor do Gabinete
Prefeitura Municipal de Santa Maria / Unifra

Valéria Cristina Paredes Robinson
Destina Soluções em Resíduos

Giovani Carter Manica
Secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Maria de Lourdes Castro
Câmara Municipal de Santa Maria

Souvenir Machado
Diretor da Cacism e Presidente do Fórum das Entidades Empresariais

Marcio Mansilha
Polo Electro

Eduardo Mansilha
Polo Electro

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Bah é bom curtir a turma do contra, sairam da Prefeitura, continuam com o velho cacuete do quanto pior melhor, risos. jackeseborrou, quem sabe um elogiouzinho, dai dá mais credibilidade à s criticas, um cadinho de isenção não faz mal a ninguem.

  2. Sim tem que estar as claras os documentos. Sempre querem esconder algo essa gente. Estavam passeando com o Reizinho Mandão e membros de sua corte.

  3. Um desafio, simples, fácil e rápido: por que ao invés de colocar Nº de Passaporte a Prefeitura não coloca o CNPJ das EMPRESAS participantes?

  4. Nem no Relatório a Prefeitura se decide em dizer o que é a tal DEstina.
    Empresa ou Entidade… Não tem CNPJ não é empresa, deve ser ENTIDADE DE TERREIRO, de pai de santo, do papai que bancou a viagem das gurias…
    Desrespeito a empresários que pagam impostos, contador, funcionários, estra metidos no meio de aventureiros, sem NENHUM curriculo ou gasto, nem registro da empresa tiveram a pressa de fazer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo