Destaque

COVID-19. Santa Maria recebe garantia do Ministério da Saúde sobre cronograma de vacinação

Secretário municipal de Saúde participa de encontro virtual com Pazuello

“O município de Santa Maria está preparado para este momento”, diz Guilherme Ribas. Foto João Alves / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

Em reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada no fim da manhã desta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 a partir de 20 de janeiro mediante aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que se pronunciará neste domingo (17). O secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, participou do encontro virtual, que reuniu representantes de mais de 120 municípios, sendo 16 capitais.

“O Grupo Técnico de Vacinação para a Covid-19 está discutindo toda a logística para esta grande iniciativa há dois meses. O município de Santa Maria está preparado para este momento. Porém, assim como o Poder Público está fazendo o seu papel, mesmo com a imunização, as pessoas têm que seguir com as medidas de prevenção ao coronavírus. Dessa forma, vamos garantir um clima de cooperação em nosso município, fazendo com que o vírus passe a circular menos”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Uma vez aprovadas pela Anvisa, as 8 milhões doses serão distribuídas entre todos os Estados, começando a chegar a partir da próxima segunda-feira (18). No dia seguinte, conforme o governo federal, haverá um evento para marcar formalmente o começo da campanha de vacinação. Após, as doses serão enviadas aos municípios. Em Santa Maria, essa distribuição ficará à cargo da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), com armazenamento na câmara fria do Setor de Imunizações da Prefeitura, para, depois, as doses serem enviadas aos locais de vacinação.

Nesta primeira etapa, serão vacinados idosos acima de 60 anos em asilos, indígenas aldeados acima de 18 anos e profissionais da saúde que atuam diretamente no combate ao coronavírus.

Apoio de IESs
Também nesta quinta-feira, o Grupo Técnico de Vacinação para a Covid-19 esteve reunido com representantes de instituições de Ensino Superior (IESs) de Santa Maria. O objetivo foi estabelecer uma parceria com a Prefeitura por meio da possibilidade de os professores e os acadêmicos de cursos da saúde atuarem na logística de vacinação. As instituições farão um levantamento das pessoas que desejam participar da iniciativa.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo