DestaqueSaúde

COVID. Melhoram índices e metade do Estado fica em bandeira laranja. Santa Maria continua vermelha

Governo divulga o mapa preliminar: 11 regiões encarnadas, 10 alaranjadas

Leve melhoria nos índices da Covid-19 muda o Mapa gaúcho do Distanciamento Controlado, com mais laranja e menos vermelho

Reproduzido do Correio do Povo / Com informações (e imagem) do Palácio Piratini

O mapa preliminar da 39ª rodada do Distanciamento Controlado colocou 11 regiões em bandeira vermelha e dez em laranja. O governo do Rio Grande do Sul divulgou os dados nesta sexta-feira. Segundo o governo estadual, apesar da leve melhora nos indicadores, que refletiu no aumento de regiões em bandeira laranja, ainda há risco na maior parte do Estado para o esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade da contaminação do coronavírus. 

De acordo com governo do RS, os principais indicadores que apresentaram alteração foram o número de pacientes confirmados com Covid-19 internados em leitos clínicos (-2%) e em leitos de UTI (-6%). Além disso, houve também redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%).

As regiões em bandeira vermelha são Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Erechim, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo  Angelo e Uruguaiana. Já em bandeira laranja estão as regiões de Bagé, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Taquara. 

Os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira. As medidas do Distanciamento Controlado passam a valer oficialmente a partir da meia-noite de terça-feira.

Bandeira laranja

Segungo os dados, as regiões de Taquara, Novo Hamburgo e Canoas passaram da bandeira vermelha para a laranja devido aos seus indicadores, tanto da macrorregião e também pelos individuais, registrarem reduções em número de hospitalizações e óbitos. Taquara registrou uma redução substancial de 67% nas hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias. Neste mesmo indicador, Novo Hamburgo teve uma diminuição de 30% e Canoas de 29%.

Ainda nos indicadores individuais, Canoas registrou a maior diminuição, 25%, entre as regiões no número de óbitos. Foram 21 casos nos últimos sete dias, ante 28 na semana passada e 73 na semana retrasada. Taquara também reduziu um caso, passou de cinco para quatro, o que corresponde a uma redução de 20%. Guaíba foi a única região que alterou em virtude dos indicadores da macrorregião, pois os indicadores individuais tiveram uma piora. 

A estabilização no número de internados por SRAG em UTI, aliada à queda de 16% nas internações em leitos clínicos (de 115 para 97) e de 6% no número de internados em UTI Covid (de 63 para 59), auxiliaram as regiões de Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa a retornarem para a bandeira laranja nesta rodada, apontou o governo do RS…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo