DestaqueInternetPolítica

FATO OU FAKE?! É falsa a informação de que Bolsonaro tem 77% de aprovação dos brasileiros

Liderança bolsonarista de Santa Maria fez a postagem nesta segunda (4)

Por Maiquel Rosauro

Apenas o último dado apresentado, sobre a esperança de um 2021 melhor, está correto. Os demais, são falsos (Foto Reprodução)

O primeiro dia útil do ano não foi poupado pela desinformação. O ex-presidente do PSL de Santa Maria e um dos principais incentivadores da criação do Aliança pelo Brasil na cidade, Patric Arend Lüderitz, publicou uma arte com números manipulados de uma pesquisa do Datafolha.

A postagem, realizada nesta segunda-feira (4), informa que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 77% de aprovação dos brasileiros. É informado ainda que 82% confiam no presidente e que há 79% aprovação no Norte/Centro-Oeste, 70% de aprovação no Nordeste e 68% de esperança em um 2021 melhor.

O Site confrontou os dados com a última pesquisa divulgada pelo Datafolha, em 13 de dezembro (AQUI). O estudo nacional, realizado por telefone entre os dias 8 e 10 de dezembro, ouviu 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Como é comum em peças de desinformação, são misturadas informações corretas com falsas. O único dado verídico apresentado é em relação a esperança de um 2021 melhor, indicado por 68% dos ouvidos.

A pesquisa indica que 37% dos brasileiros consideram o presidente ótimo ou bom; 32% o consideram ruim ou péssimo e 29% o consideram regular. Ou seja, não existe aprovação de 77%.

Também está errada a informação de que 82% confiam no presidente. Em nível nacional, segundo o Datafolha, 37% não confiam, 39% o fazem às vezes e 21% acham que tudo o que Bolsonaro faz é confiável.

Os índices aprovação nas duas regiões mencionadas na arte também estão errados. A aprovação no Norte e no Centro-Oeste é de 47%, enquanto no Nordeste a aprovação é de 31%.

Confira a pesquisa Datafolha na íntegra (AQUI).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo