Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraSaúde

SAÚDE. Prefeitura informa: Santa Maria tem 101 pacientes confirmados com dengue e 4 com zikavírus

Por MANUELA VASCONCELLOS (com foto de Arquivo/AIPM), da Assessoria da Prefeitura

Agentes de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental do Município trabalham em regiões de Santa Maria realizando ações de sensibilização da população e de bloqueio vetorial frente a 101 casos de dengue, sendo 99 autóctones e 2 importados. Além disso, 4 casos de zika também foram confirmados. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13), na Secretaria de Saúde, o prefeito Jorge Pozzobom ressaltou a importância da contratação emergencial de 15 agentes de endemia e de mais dois profissionais da saúde.

“Além do combate ao coronavírus, estamos trabalhando, também, no combate à dengue. O número de pessoas infectadas reflete, justamente, o trabalho intenso que as nossas equipes estão realizando. Não estamos medindo esforços para combater, também, a dengue em nosso Município. E contamos com a colaboração de todos os santa-marienses”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, que estava acompanhado do secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

A partir da chegada dos novos agentes de endemia, as visitas às residências dos bairros com focos da dengue foram de 200, em março, para 1,1 mil ações semanais. O trabalho é minucioso, uma vez que Santa Maria tem o registro de 287 casos notificados, e as ações apresentam resultados para toda a população.

“Trata-se de um trabalho orientativo, de tratamento químico nos focos, encaminhamento para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de pessoas com sintomas, entre outras iniciativas no sentido de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, explica o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

Em conjunto, seguem as ações complementares com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). São trabalhos de bloqueio vetorial e de aplicação de inseticida. No começo desta semana, foi realizada a terceira aplicação espacial de inseticida no Bairro Salgado Filho. No total, 30 quarteirões receberam a iniciativa.

Todas as iniciativas foram relatadas por representantes do Município durante reunião com a 4ª CRS, que ocorreu também nesta quarta-feira. Novas ações estão sendo avaliadas para os próximos dias, como o uso de carros de som com informações de prevenção à dengue, principalmente em bairros com maior número de infectados, e o incremento do trabalho de agentes comunitários.

Infestação de dengue e casos de zika

Santa Maria é considerada infestada pelo mosquito Aedes aegypti desde abril de 2013. Porém, todos os casos até o fim de fevereiro deste ano eram importados, ou seja, adquiridos fora do Município. A situação atual se mostra diferente, pois, configura a presença de casos autóctones, caracterizando circulação viral.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

Na tarde desta quarta-feira (13), a Vigilância em Saúde recebeu as confirmações de exames de pacientes que apresentaram sintomas de zika. Ao todo, 4 pessoas estão com a doença causada pelo mesmo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Elas são moradoras dos bairros Nossa Senhora das Dores (2 casos), Nova Santa Marta (1) e Tancredo Neves (1).

Os sintomas da zika são manchas vermelhas na pele, olhos vermelhos, dor nas articulações e dor de cabeça. Os maiores cuidados devem ser com as gestantes, uma vez que a doença está associada a casos de microcefalia nos bebês.

Evite o mosquito da dengue:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico
– Para denúncias de locais com água parada, acesse o formulário da Ouvidoria

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Problema é também a porquice. Partem do principio de que nas sangas não tem criação porque a agua é suja. População joga lixo (nos terrenos baldios também). Chove e acumula agua. Como ninguém vai olhar ‘não existe’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo