EconomiaEstado

FOMENTO. Províncias meridionais recriam a Sudesul. Agora com o nome Codesul

Yeda: estratégia dos Estados para ocupar espaço deixado pela falecida Sudesul
Yeda: estratégia dos Estados para ocupar espaço deixado pela falecida Sudesul

Até tempos atrás existia uma série de Superintendências Regionais. Pelo menos a Sudene, sob os auspícios de Luiz Inácio Lula da Silva, foi recriada. No caso, com objetivo de fomentar o desenvolvimento dos Estados do Nordeste. Sempre, claro, com a gestão federal. Entre as extintas e nunca refeitas está a Superintendência de Desenvolvimento dos Estados do Sul (Sudesul).

Mas, agora, por iniciativa dos governadores, uma nova instituição de fomento está surgindo – com a gestão dos Estados. No caso, é a Codesul, Companhia de Desenvolvimento do Extremo Sul. Para saber mais sobre as providências que estão sendo tomadas, por exemplo, pelo Rio Grande, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A foto é de Itamar Aguiar. A seguir:

 “Começa a sair do papel a Companhia de Desenvolvimento do Extremo Sul

Um órgão que será responsável pela criação de projetos estruturais de desenvolvimento econômico, político e social, além de conduzir medidas comuns nas áreas de segurança pública, saúde e defesa civil, com o objetivo de otimizar a busca de soluções para os estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Esta é a principal tarefa da Companhia de Desenvolvimento do Extremo Sul, cujo Projeto de Lei que a cria no Rio Grande do Sul, está em fase de gestação” e deve ser apresentado em breve na Assembleia Legislativa.

O mesmo processo está em curso nos outros três estados. O objetivo da Companhia de Desenvolvimento é atuar como um braço executivo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para alavancar projetos e ações de desenvolvimento comuns aos quatro estados que fazem parte do Codesul.

Na primeira fase, a Companhia funcionará nas sedes estaduais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e utilizará o corpo técnico da instituição. O objetivo é reduzir custos com mão-de-obra e espaços físicos e focar em ações conjuntas necessárias para o desenvolvimento da Região. Cada estado terá…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo