DestaqueEstado

ESTADO. Forças de segurança são mobilizadas para fiscalizar suspensão das atividades entre 22h e 5h

Medida estará em vigor a partir deste sábado (20) até o dia 1º de março

Polícias irão ampliar ao máximo presença ostensiva nas ruas para evitar aglomerações em via pública. Foto Rodrigo Ziebell / SSP

Por Carlos Ismael Moreira / Governo do RS

As forças da Segurança Pública já estão mobilizadas para assegurar a suspensão geral de atividades entre 22h e 5h em todo o Estado. A regra entrará em vigor a partir de deste sábado (20), quando será publicado decreto em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), até o dia 1° de março. A decisão foi tomada após o mapa preliminar da 42ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado apontar 11 regiões em bandeira preta, o que equivale a 68% da população gaúcha sob risco máximo na pandemia da Covid-19.

Logo após o encerramento do encontro do Gabinete de Crise da Covid-19, no final da tarde desta sexta-feira (19), o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, realizou uma reunião por videoconferência com as chefias de todas as instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública para alinhar as ações de fiscalização das proibições previstas no decreto.

Ranolfo reforçou a preocupação diante do pior momento de toda a pandemia.

“A população precisa tomar consciência de que estamos em um momento dramático. A situação é grave. E as forças de segurança estarão dedicando todos os esforços para dar efetividade a essa medida preventiva de reduzir a circulação, para frear a disseminação da Covid-19”, afirmou o vice-governador.

“Todas as equipes devem fazer valer o decreto de suspensão de atividades, e estarão mobilizadas para ocupar espaços que, reconhecidamente, são ocupados por torcedores de times de futebol em função das disputas que se avizinham e que podem gerar aglomeração de torcidas”, acrescentou o governador Eduardo Leite na live em que o decreto foi anunciado.

A Brigada Militar fará uma rearticulação operacional de seus efetivos para garantir a presença ostensiva no máximo possível nas ruas em todos os municípios do Estado. O foco principal será a desmobilização de qualquer aglomeração em via pública, bem como assegurar a vedação de funcionamento das atividades comerciais não-essenciais no horário determinado. A corporação também já iniciou contato com as prefeituras para alinhar as ações de fiscalização em parceria com as Guardas Municipais, de forma a otimizar o aproveitamento dos efetivos empregados no trabalho.

A Polícia Civil também vai auxiliar na presença ostensiva com todas as viaturas disponíveis e estará com plantões nas delegacias para os procedimentos de polícia judiciária. A determinação da chefia de Polícia é para que em todos os casos de descumprimento das determinações do decreto, os infratores sejam conduzidos a uma delegacia para autuação.

O Corpo de Bombeiros Militar também vai se somar aos esforço de presença ostensiva para orientação quanto às proibições em todos os municípios em que há unidades da corporação, em especial nas regiões litorâneas. Dentro do planejamento integrado, o Instituto-Geral de Perícias também vai reforçar os plantões para o serviço do Departamento Médico-Legal, bem como as perícias em locais de crime.

Pelo DetranRS, as equipes da Balada Segura, que normalmente já atuam em barreiras de fiscalização de trânsito, estarão voltadas para os esforços de redução da circulação de pessoas e orientação sobre proibição de qualquer aglomeração nas ruas.

O planejamento das forças de segurança também já está sendo organizado de forma a se antecipar a possíveis aglomerações em razão do jogo entre Internacional e Flamengo, que ocorrerá no domingo à tarde, no Macaranã, no Rio de Janeiro. Como uma vitória do Internacional dá ao clube o título de campeão do Campeonato Brasileiro, as áreas de inteligência já estão mapeando os pontos em que costumam haver comemorações de torcedores para impedir aglomerações.

Neste sábado (20), tão logo o decreto esteja publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), as chefias das vinculadas da SSP terão nova reunião para acertar detalhes do plano de ação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Até parece que vai ser respeitado. ‘Empoderamento’ feminino à parte (risível), aquela pistola não tinha necessidade nenhuma de estar fora do coldre. Até porque a função da policia judiciária não é policiamento ostensivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo