FORMIGUEIRO. Vereadores repudiam interdição total da ponte das Tunas, na divisa com Restinga Sêca
Ponte sobre o Rio Vacacaí está interditada, por 12 dias, para reformas
Por Assessoria de Comunicação do Legislativo de Formigueiro
Atendendo a uma solicitação conjunta de todos os vereadores de Formigueiro, o presidente da Câmara, Pablo Milani, e o primeiro secretário, Gustavo Oliveira, se reuniram na noite de terça (9), com os vereadores Mauro Costa e Patricia Parreira, presidente e primeira secretária do Poder Legislativo da Quarta Colônia e Região (PLQCeR).
O motivo do encontro se deu após as inúmeras manifestações de moradores dos municípios da região, especialmente Restinga Sêca e Formigueiro, que utilizam diariamente a ponte sobre o Rio Vacacaí, no Balneário das Tunas, e estão sendo prejudicados pela interdição total do local para manutenção.
Desta forma, por meio do ofício nº 01/2021, os parlamentares da Quarta Colônia e Região manifestaram repúdio a toda e qualquer ação de descaso e morosidade que venha prejudicar os moradores que dependem percorrer o trecho, alternando e prejudicando a rotina da população.
Eles ainda solicitam, ao final do documento, que o Governo do Estado haja com agilidade para a conclusão e oferte alternativa de travessia aos motoristas. Segundo o Daer/RS, o período estimado é de 12 dias, podendo ser alterado conforme as condições climáticas.
A título de exemplo, um morador de Formigueiro que exerce função laboral em Restinga Sêca, diariamente percorria cerca de 56 quilômetros, ida e volta. No entanto, com a ponte bloqueada, aumentou esse percurso para 246 quilômetros.
Também foi citado o fato de que o Daer interrompeu o trânsito na sexta-feira (5), após não deixar claro antecipadamente a divulgação quanto aos planos para o trabalho. Contudo, o processo iniciou somente na segunda-feira (8), deixando os munícipes sem travessia durante o final de semana e não realizando obra.
No âmbito da Câmara de Formigueiro, os vereadores fizeram ofícios com o mesmo propósito, solicitando com urgência a liberação de forma parcial e alternada do tráfego de veículos, endereçados ao secretário estadual de Logística e Transportes Juvir Costella e ao diretor-geral do Daer Luciano Faustino.
Simples. Desinterdita e tudo de ruim que ocorre NA ponte fica na conta deles.