Câmara de VereadoresDestaque

MISTÉRIO. Gabinete de vereadora Roberta Leitão teria sido violado e um notebook deixado em gaveta

Parlamentar teve acesso a câmeras de segurança, mas não divulga detalhes

Assessora teria visto luzes no gabinete da vereadora Roberta Leitão, do PP, acesas durante o final de semana de 9 e 10 de janeiro. A foto acima é um flagra de situação semelhante, no Parlamento de Santa Maria, em 2018 (Foto Fabricio Minussi/Arquivo Pessoal)

Por Maiquel Rosauro

Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021. Era para ter sido mais um dia comum durante o recesso do Legislativo de Santa Maria. Porém, um fato deu início a um mistério que deixa diversas perguntas no ar.

Tão logo o expediente começou, o chefe de gabinete da vereadora Roberta Pereira Leitão (PP), Airton Teixeira, encontrou um cenário, no mínimo, estranho.

A luz da antessala e o ar-condicionado do gabinete número 13 estavam ligados. Além disso, um notebook foi encontrado em uma gaveta que estava entreaberta.

De imediato, imaginou-se que a progressista seria a dona do aparelho, mas logo os assessores notaram que o eletrônico possuía em sua lateral um código e um número de patrimônio, algo comum em equipamentos que pertencem a um ente público.

Junto ao setor de Informática do Parlamento, descobriu-se que o notebook constava como extraviado e não foi recebido pela equipe de Roberta quando ela ingressou na Casa, no início do ano. O aparelho, então, foi deixado no setor para formatação e conserto, uma vez que apresentava dano em seu cabo de energia.

Cerca de meia-hora depois de o notebook ser encontrado, chegou à informação de que uma assessora de outro parlamentar teria visto a luz do gabinete de Roberta acessa no final de semana. Porém, a progressista garante que deixou tudo desligado quando saiu da sala, na tarde de sexta-feira (8).

“Quando saímos, eu e meu chefe de gabinete deixamos, absolutamente, tudo desligado”, reforça a vereadora.

Diante do fato, Roberta protocolou um requerimento na Casa em que solicita cópia das câmeras internas do Parlamento e reivindica uma investigação. No documento, ela destaca que, em momento algum, foi notificado a qualquer pessoa entrar no seu gabinete e que a situação é de extrema gravidade, uma vez que sua sala foi violada e coloca em risco a segurança institucional da Câmara.

Investigação em curso

A progressista relata que teve acesso a todas as câmeras de segurança e que o Parlamento está conduzindo uma investigação. Mais detalhes, disse a vereadora, teriam que ser questionados à direção da Casa.

O Site entrou em contato com a Presidência do Parlamento. Porém, a resposta recebida foi protocolar.

“Estão sendo tomados providências internas inicialmente para averiguação do fato, inclusive verificando através do nosso sistema de segurança”, informa o chefe do gabinete da presidência, Rodrigo Teixeira.

Noite iluminada

Pelo menos um dos misteriosos fatos não é uma novidade. Nas noites de 10 e 11 de novembro de 2018 (um sábado e um domingo), o jornalista Fabricio Minussi flagrou luzes acessas no Casarão da Vale Machado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Furto Ao Revés. Não levaram nada, deixaram.
    Parece que alguém esqueceu de devolver um equipamento patrimoniado e resolveu deixando na gaveta onde deveria estar semanas atrás.

    Deixar iluminação em repartição pública a noite e/ou final de semana merece “puxão de orelha” do presidente.
    E Ar condicionado? Nas duas orelhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo